Investigadora CESAM integra corpo científico do Conselho Português para a Saúde e Ambiente

Myriam Lopes, investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e professora do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro, foi convidada a integrar o conselho científico do recém-criado Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA).

O CPSA é uma associação sem fins lucrativos, criada a 31 de outubro de 2022 e presidida pelo Dr. Luís Campos. Entre os principais objetivos desta nova associação encontramos a consciencialização “das populações e dos profissionais de saúde sobre as consequências das alterações climáticas e da degradação ambiental na saúde das populações” e a colaboração com “os responsáveis, a todos os níveis, nas tomadas de decisão que possam combater as alterações climáticas e a degradação ambiental”.

A investigadora do CESAM foi convidada pelos corpos gerentes da CPSA a integrar o conselho científica desta associação, onde constam nomes como Mónica Bettencourt-Dias (IGC), Francisco Ferreira (FCT-NOVA e Associação ZERO) e Baltazar Nunes (INSA). Convite esse que surge pela sua reconhecida competência científica nas temáticas associadas às alterações climáticas. Com a participação em vários projetos de investigação nacionais (FCT, Fundação Calouste Gulbenkian) e internacionais (FP7, H2020, Horizonte Europa, DG Saúde, ERASMUS+) ligados à qualidade do ar e saúde, alterações climáticas, metabolismo urbano e sustentabilidade.

Pode conhecer mais sobre o Conselho Português para a Saúde e Ambiente aqui.