A investigadora Alexandra Monteiro, do CESAM/DAO, integra o grupo de peritos responsável pela elaboração do documento técnico da União Europeia, recentemente publicado, e que servirá de guia para a utilização da modelação na nova Diretiva da Qualidade do Ar (Diretiva UE 2024/2881). Com um papel fundamental na produção deste documento, Alexandra Monteiro é responsável por um dos capítulos deste guia, que detalha os avanços científicos e as melhores práticas na avaliação dos modelos da qualidade do ar.
O documento técnico oferece suporte essencial à implementação da modelização da qualidade do ar na Europa, consolidando conhecimentos científicos e orientações práticas para autoridades ambientais e decisores políticos. Ao longo das últimas décadas, os sistemas de modelação evoluíram significativamente, permitindo uma avaliação mais precisa da poluição atmosférica e suas implicações para a saúde e o meio ambiente. Agora, com a revisão da diretiva, a modelação assume um papel mais importante na gestão da qualidade do ar, em particular na elaboração de planos de qualidade do ar, identificação de fontes emissoras e prognóstico/cenários futuros.
A participação de Alexandra Monteiro reforça o contributo da investigação portuguesa para a definição de políticas ambientais europeias e demonstra a relevância do CESAM na vanguarda da ciência climática e atmosférica, em especial na área da modelação numérica da qualidade do ar. Com a implementação da nova diretiva, espera-se que as orientações resultantes deste trabalho técnico sejam determinantes na melhoria da qualidade do ar e na proteção da saúde pública em toda a Europa.
Consulte o documento aqui.