Rosário Domingues, investigadora no CESAM e professora no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, participou como oradora convidada no webinar internacional “Food Lipidomics: New Trends and the EpiLipidNET Community”, promovido pela prestigiada American Oil Chemists’ Society (AOCS), no passado dia 28 de março de 2025.
Na sua apresentação, intitulada “EpiLipidNET Community and the Growing Interest in Food Lipids and Lipidomics for Healthier and More Sustainable Diets”, a investigadora abordou o crescente reconhecimento da lipidómica alimentar como ferramenta fundamental para compreender o papel dos lípidos nos alimentos, tanto do ponto de vista nutricional como funcional, com impacto direto na saúde humana e na sustentabilidade dos sistemas alimentares.
A lipidómica, ramo da ciência que se dedica à caracterização abrangente dos lípidos, numa dada amostra biológica, tem ganho particular relevância no estudo de alimentos complexos, permitindo a identificação de milhares de substâncias lipídicas com potenciais implicações metabólicas, inflamatórias ou antioxidantes. Neste contexto, a Professora Rosário Domingues destacou os avanços tecnológicos recentes na análise do lipidoma alimentar, bem como os principais desafios analíticos e interpretativos, nomeadamente a variabilidade natural das amostras alimentares, a complexidade estrutural dos lípidos e a integração com outras áreas da ómica, como a metabolómica e a proteómica.
Durante a intervenção, foi também apresentada a comunidade científica da COST Action EpiLipidNET, rede europeia interdisciplinar dedicada ao avanço da epilipidómica e lipidómica, atualmente composta por mais de 460 investigadores de 52 países. Esta iniciativa que decorreu entre 2020 e 2024 teve como principal objetivo fomentar a colaboração entre grupos de investigação, indústria e autoridades reguladoras, criando sinergias para a normalização de metodologias e o desenvolvimento de novas aplicações em saúde, nutrição, ambiente e indústria alimentar. A Professora Rosário Domingues foi coordenadora desta ação COST ao longo dos seus quatro anos de atividade, e destacou que, mesmo após o término oficial da ação, a rede continua ativa, com novas colaborações e projetos em curso.
O webinar promovido pela AOCS reuniu especialistas internacionais em lipidómica alimentar, oferecendo um espaço privilegiado para a partilha de conhecimento e debate sobre as novas tendências científicas, os desafios regulatórios e as perspetivas futuras da investigação lipídica aplicada à alimentação e nutrição. A participação da investigadora da Universidade de Aveiro neste evento reflete o papel ativo e reconhecido da academia portuguesa na construção de conhecimento de fronteira em áreas estratégicas para a saúde pública e a sustentabilidade alimentar.
