Investigadora do CESAM-UA assume presidência da SETAC Europa

Susana Loureiro, investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e professora do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, tomou posse como Presidente da SETAC Europa (Society for Environmental Toxicology and Chemistry) no passado dia 14 de maio, em Viena, durante o 35.º Encontro Anual da SETAC Europe.

A eleição para os órgãos diretivos da SETAC Europa decorreu no primeiro trimestre de 2024, altura em que Susana Loureiro assumiu o cargo de Vice-Presidente da organização. A sua ascensão à presidência concretiza-se agora, em conformidade com os estatutos da Sociedade.

A SETAC é uma organização científica internacional sem fins lucrativos, composta por mais de 16 mil membros individuais e 85 organizações parceiras, distribuídos por mais de 90 países. Dedicada ao avanço da ciência e da gestão ambiental, a SETAC promove o diálogo interdisciplinar entre investigadores, representantes da indústria, decisores políticos e organizações não governamentais. A SETAC Europa constitui uma das maiores unidades geográficas da organização.

Na cerimónia de posse, a Doutora Susana Loureiro declarou:

“É uma honra ser Presidente da SETAC Europa, uma sociedade de excelência científica e impacto social, numa altura crucial em que o mundo continua a enfrentar muitos desafios relativos a diferentes tipos de poluição, com grandes dificuldades em atingir os objetivos de Poluição Zero da União Europeia.”

Amadeu Soares, Diretor do CESAM, congratulou-se com esta nomeação, salientando:

“Esta é a terceira presidência da SETAC Europa assumida por membros do CESAM, iniciada pela minha própria presidência, em 1995/96. É mais um reconhecimento do CESAM como Unidade de Investigação que acolhe, dentro de si, grupos de excelência internacional nas áreas da Química e Toxicologia Ambiental, entre outras.”