Investigadoras do CESAM/DAO vencem prémio internacional de empreendedorismo 

A Universidade de Aveiro (UA) é uma das instituições que faz parte da rede internacional IMFAHE (International Mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education), no âmbito da qual vários membros da UA, entre professores e investigadores nas áreas de Biomedicina e Engenharias, participaram na edição 2021-2022 deste programa.  

Nessa edição, as investigadoras Alexandra Monteiro e Vera Rodrigues (CESAM/DAO) fizeram parte de uma das equipas vencedoras do “IMFAHE´s Nodal Award-Shark Tank 2022” com a ideia “Ammonia project”, que visa estudar o impacto ambiental do uso da amónia como combustível alternativo no transporte marítimo e aéreo. 

O objetivo desta rede colaborativa IMFAHE é promover o desenvolvimento profissional, a excelência educacional e de investigação da comunidade universitária, bem como facilitar a transferência de conhecimento global em tempo real, assim como a criação de colaborações multidisciplinares eficazes e encorajar o empreendedorismo e a inovação. Para além do acesso gratuito aos três cursos online organizados para promoção do desenvolvimento profissional, inovação-empreendedorismo-liderança e carreira científica, há a “Plataforma de Talento IMFAHE” que visa a comunicação online, networking e o empreendorismo através do “IMFAHE´s idea contest-Nodal Award-Shark Tank” ou, ainda, do acelerador de ideias “Venture Building Program”. 

Agora, em maio de 2023 e no âmbito do prémio conquistado, Alexandra Monteiro e Vera Rodrigues promoveram, na Universidade de Waterloo (Canadá), o workshop “Ammonia workshop”, que contou com mais de 50 participantes. Para além da organização conjunta deste workshop internacional com colegas da Universidade de Waterloo, o grupo de investigadores está a preparar a submissão de um artigo científico à revista “Journal of Cleaner Production” e a preparar uma proposta de projeto de investigação. 

Texto por: Alexandra Monteiro e Vera Rodrigues em colaboração com CESAM