Créditos de imagem: Ordem dos Farmacêuticos (Secção Regional do Centro)
Na passada sexta-feira, dia 10 de novembro, decorreram as Jornadas “Remédios n(d)o Mar,” resultado de uma colaboração entre a Ordem dos Farmacêuticos (Secção Regional do Centro) e o CESAM. Esta iniciativa representou mais um contributo para disseminar a discussão em torno de um dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas – “Proteger a Vida Marinha.”
A sessão de abertura do evento contou com a presença da Dra. Anabela Mascarenhas, Presidente da Direção Regional da Ordem dos Farmacêuticos no Centro, e Professor Doutor Artur Silva, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro. Após a abertura, Bruno Nunes, investigador CESAM/DBio, proferiu a primeira conferência da tarde com o título “Efeitos Ecotoxicológicos de Substâncias Farmacêuticas – Ocorrência, Destino e Questões Toxicológicas em Organismos Expostos Ambientalmente.” O investigador, envolvido na organização deste evento, refere que a presença dos fármacos no ambiente é agora uma realidade indiscutível, e que muitas destas substâncias têm a capacidade de alterar parâmetros fisiológicos, bioquímicos e metabólicos, mesmo nas baixas concentrações em que são encontrados no ecossistema aquático, em múltiplas espécies. Urge assim adotar medidas de monitorização, quantificação de efeitos e de prevenção da entrada destas substâncias no meio aquático, sendo que a intervenção do farmacêutico nesse sentido é crítica, para sensibilizar a população para os riscos ambientais que decorrem do descarte inadequado dos medicamentos.
Seguiu-se a intervenção de Felisa Rey, em colaboração com Rosário Domingues, ambas investigadoras CESAM/DQua, com o tema “Organismos Marinhos como Fonte de Lípidos Bioativos: Origem, Benefícios e Aplicações Biotecnológicas.”
Por último, a mesa-redonda, moderada pelo Professor Doutor Félix Carvalho, Professor na FFUP e Presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos, proporcionou a oportunidade de alargar a discussão entre especialistas que investigam em diversas áreas, todas com o oceano como base comum. Além de abordar várias preocupações relacionadas com a contaminação dos oceanos, incluindo microplásticos, resíduos de medicamentos ou fosfatos, foram apresentadas diversas linhas de investigação que oferecem esperança para reverter a destruição que afeta um dos nossos recursos naturais mais vitais, o oceano.
Contribuíram para este debate Adelaide Almeida, Bruno Nunes, Felisa Rey e Marcelino Miguel Oliveira, investigadores do CESAM, bem como Miguel Santos da Faculdade de Ciências da UP e investigador do CIMAR, e Paula Sobral da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL e investigadora do MARE.
Além do intercâmbio intelectual e científico, o evento marcou a inauguração de uma exposição fotográfica da autoria de Nuno Gonçalves, um farmacêutico com uma profunda paixão pela fotografia subaquática. Gonçalves conquistou recentemente o título de “Campeão de Fotografia Subaquática” no 19.º Campeonato do Mundo de Fotografia, realizado em Cuba de 9 a 14 de outubro de 2023.
A exposição estará no átrio do Auditório Renato Araújo da Universidade de Aveiro até 17 de novembro. Não perca!