José Alves, investigador do CESAM/DBio, participou na 12ª edição da OBSERVANATURA, que decorreu nos dias 28 e 29 de outubro na Herdade da Mourisca, em Setúbal. Este evento, uma feira dedicada ao turismo de natureza, é organizado em colaboração pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), TróiaNatura e pelos Municípios de Setúbal, Santiago do Cacém e Sines. A sua principal missão é promover o turismo ornitológico e divulgar o património natural do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado.
No âmbito deste evento, José Alves ministrou uma palestra intitulada ‘Porquê Viajar Até ao Ártico? Conetividade e Desempenho das Aves Limícolas Migradoras’, durante a qual apresentou descobertas recentes sobre a ecologia das aves limícolas migradoras. A palestra abordou tanto o comportamento destas aves durante o inverno nos estuários temperados de Portugal quanto a sua reprodução no Ártico.
Além disso, José Alves apresentou o documentário da RTP intitulado ‘Migradores de Longa Distância: Entre o Tejo e o Ártico’. Este documentário destacou o estuário do Tejo como um refúgio essencial para milhares de aves durante o inverno, com um enfoque especial na migração dos maçaricos-de-bico-direito entre o estuário do Tejo e a região sub-ártica da Islândia e o trabalho do investigador e da sua equipa nessa área.