Olga Ameixa (CESAM/DBIO) integra Comité de Gestão de Ação COST “Improved Knowledge Transfer for Sustainable Insect Breeding” 

Olga Ameixa investigadora do Departamento de Biologia e CESAM da Universidade de Aveiro foi nomeada, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), delegada nacional para integrar o Comité de Gestão da Ação COST Insect-IMP – “Improved Knowledge Transfer for Sustainable Insect Breeding” (CA22140), da qual também é preponente e que junta 45 participantes de 20 países. 

A criação de insetos pode desempenhar um papel importante na garantia da segurança alimentar global, reduzindo a pegada ambiental da produção de alimentos e aumentando a sustentabilidade dos sistemas agrícolas modernos. No entanto, atualmente depende de populações de insetos cuja genética é pouco compreendida. O conhecimento da genética das espécies de gado contribuiu largamente para o avanço dos sistemas agrícolas, no entanto poucos esforços foram feitos para desenvolver programas de criação estruturados que possam garantir o melhoramento genético de espécies de insetos.  

Com o aumento da importância das abelhas como polinizadores e o aumento contínuo de outros sistemas de criação de insetos, há uma necessidade crescente de coordenar os esforços de investigação no campo da criação e genética de insetos. A Ação Insect-IMP visa estabelecer ligações entre investigadores de várias áreas da genética, entomologia e ciências veterinárias, com outros atores-chave de todo o setor da criação de insetos.  

A ação potenciará a transferência de conhecimento sobre as várias espécies de insetos, bem como de outros setores de criação e genética de animais, para permitir o desenvolvimento da investigação e dos ganhos económicos na criação de insetos e na apicultura. A colaboração dentro da ação permitirá um crescimento mais sustentável do setor de criação de insetos, aumentará a capacidade de investigação a nível europeu, estabelecendo as bases para a colaboração a longo prazo entre investigação e indústria além-fronteiras, bem como, apoiará decisões fundamentadas na regulamentação sobre criação de insetos. 

Texto por: Olga Ameixa (CESAM/DBIO) em colaboração com CESAM