Projeto CESAM focado no desenvolvimento de revestimentos (bio)degradáveis e revalorização no final do seu ciclo de vida entre os dez melhores no concurso MSCA – Staff Exchanges

As Marie Skłodowska-Curie Actions – Staff Exchanges visam promover a transferência de conhecimento, formação avançada e capacitação de recursos humanos de universidades e empresas, através de destacamentos intersectoriais, interdisciplinares e internacionais, de staff envolvido em atividades de investigação para testar novas ideias e desenvolver novos produtos.
No último concurso, as instituições portuguesas captaram 3,3 milhões de euros, o que corresponde a um total de 5 projetos e 4,16% do financiamento a atribuir. Foram selecionados para financiamento 79 projetos, sendo uma delas coordenada pelo investigador Roberto Martins (CESAM/DBIO). O projeto intitula-se “SAFERCOAT – Uma abordagem multidisciplinar e circular para o desenvolvimento de revestimentos multifuncionais inovadores, seguros e (bio)degradáveis” e tem uma forte componente de investigação, intercâmbio e transferência de conhecimento. Na Universidade de Aveiro (UA), a equipa multidisciplinar é constituída por investigadores do CESAM, CICECO, I3N, e TEMA e de cinco departamentos, nomeadamente, DBio, DEMAC, DFis, DAO e DEM. O SAFERCOAT pretende promover a mobilidade de pessoal e a partilha de conhecimento para desenvolver formulações de revestimentos poliméricos ecológicos e com biodegradabilidade melhorada para aplicações aeronáuticas, marítimas e culturais, e revalorizar os resíduos no final do ciclo de vida das tintas para desenvolver novos produtos ecológicos e de alto valor acrescentado.
Este esforço científico contará com a sinergia de formação especializada e mobilidade intersetorial e interdisciplinar entre 6 universidades (UA, Universidad de Santiago de Compostela, Univerzita Pardubice, Politécnico de Torino, Dublin City University e Universidad Nacional de la Plata) e 4 parceiros industriais (Smallmatek, Synpo, Colorlak e Leda Polymer) para promover o crescimento, transferência, disseminação e exploração do conhecimento no domínio dos revestimentos biodegradáveis.
O projeto SAFERCOAT teve uma avaliação global de 96,2% em 100%, registando a segunda melhor avaliação no painel da Química e ficando, globalmente, entre as 10 melhores de um total de 233 propostas submetidas.

(Texto por: Gabinete de Comunicação, Promoção e Divulgação do CESAM)