AIRSHIP -Impacto das emissões do transporte marítimo e portuário na qualidade do ar em Portugal: cenários presente e futuro. Abordagem à escala regional e local

Coordenador

Alexandra Monteiro

Programa

Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização (PTDC/AAG-MAA/1581/2014)

Datas

01/06/2016 - 31/05/2019

Financiamento para o CESAM

113054 €

Financiamento Total

113054 €

URL / WWW

http://airship.web.ua.pt/

O projeto AIRSHIP visa avaliar o impacto na qualidade do ar das emissões do transporte marítimo em Portugal e, com maior detalhe, na zona urbana do Porto, num cenário atual e em clima futuro (projeções para 2020-2030). Para tal, cenários de emissões detalhados, com elevada resolução e precisão, são necessários, juntamente com a aplicação da modelação dos processos físico-químicos atmosféricos de modo a conhecer e compreender a contribuição das referidas emissões na qualidade do ar. Pretende-se investigar este impacto ao nível de Portugal, e, em particular na área urbana do Porto, tendo ainda como caso de estudo o Porto Leixões à escala local. Tendo em conta os resultados da modelação obtidos, quer ao nível regional, quer local (caso de estudo), serão investigadas medidas estratégicas mitigadoras mais eficientes para o sector do transporte marítimo para a área de estudo, e elaboradas linhas de orientação para a sua implementação.

Com este propósito, o projecto está estruturado em 4 tarefas:
1. Desenvolvimento e avaliação de cenários de emissões do transporte marítimo para o presente e projecções futuras, para o domínio de Portugal e com maior detalhe sobre a área urbana do Porto;
2. Avaliação do impacte na qualidade do ar dos diferentes cenários de emissões desenvolvidos com recurso à modelação numérica da qualidade do ar;
3. Estudo de caso: Porto de Leixões – avaliação do impacto à escala local;
4. Elaboração de um conjunto de medidas/estratégias mitigadoras, com efeito na qualidade do ar, para Portugal e para a área urbana do Porto em particular.

A estimativa das emissões para a área urbana do Porto em particular, será realizada tendo em conta o elevado detalhe exigido pela modelação numérica ao nível espacial (1×1 km2) e temporal (horário), recorrendo para tal ao uso de metodologia “top-down” para a desagregação de dados nacionais e abordagem “bottom-up” sempre que for possível o seu cálculo com recurso a factores de emissão e dados de atividade do sector marítimo para Portugal. A estimativa das emissões futuras (2020-2030) terá por base a projeção esperada a nível europeu e a sua atualização com base em políticas e estratégias nacionais esperadas. A modelação numérica – ferramenta de estudo apoiada pela própria Directiva da Qualidade do Ar (2008/50/EC) – a aplicar será feita com o sistema de modelos WRF-CHIMERE, já amplamente testado e validado para o domínio de Portugal. Este sistema de modelos será primeiro aplicado ao nível regional (Portugal) e, em seguida, com recurso a técnicas de “nesting”, para a área urbana do Porto com elevada resolução espacial (1×1 km2). Os resultados do projecto CLICURB (EXCL/AAG-MAA/0383/2012), relativamente à modelação climática para Portugal (com modelo WRF) serão usados para alimentar a simulação da qualidade do ar em cenário futuro, de forma a integrar as condições climáticas, para além da projeção das emissões, na avaliação da qualidade do ar futura. O caso de estudo do Porto de Leixões permitirá complementar esta avaliação do impacto das emissões marítimas, ao incluir as emissões associadas às atividades portuárias e a simulação à escala local, com recurso a modelação numérica (modelo OpenFOAM) e física (túnel de vento), sua intercomparação e validação.
O projecto AIRSHIP irá, desta forma, produzir resultados científicos importantes para a gestão e acção política na área do transporte marítimo e os seus impactes ambientais, em particular com o caso de estudo do Porto de Leixões. Os principais resultados esperados são os seguintes:
-Aumento do conhecimento ao nível das emissões de transporte marítimo (cenário presente e futuro) em Portugal, e em particular na área urbana do Porto;
-Avaliação do impacto das emissões do transporte marítimo na qualidade do ar ao nível regional (Portugal) e urbano (área Porto Litoral);
– Aumento do conhecimento das emissões associadas à actividade portuária (caso estudo Porto de Leixões) e do seu impacto na qualidade do ar local.
-Identificação de um conjunto de estratégias mitigadoras da poluição do ar, no que toca ao sector do transporte marítimo e zonas portuárias;

As ferramentas e métodos envolvidos e a estratégia definida são inovadoras e desafiantes. A temática de investigação é pertinente, complexa e multidisciplinar. A competência dos diferentes investigadores envolvidos cobre uma gama alargada de áreas de pesquisa, nomeadamente, emissões atmosféricas, análise climática, poluição do ar e modelação numérica, para além de análise estratégica e política. O conhecimento científico da equipa da UA no desenvolvimento e aplicação da modelação numérica para diferentes tipos de estudo, nomeadamente na avaliação de impacto, alterações climáticas, regulação, previsão e ainda exposição humana, juntamente com a participação e envolvimento do consultor Engº Fernando Braga (Direcção Geral de Recursos Marítimos) e das instituições “stakeholders” (CCDRN e APDL), serão fundamentais e decisivos para a execução e sucesso do projecto.

membros do CESAM no projeto

Maria Alexandra Castelo Sobral Monteiro

Investigadora Auxiliar com Habilitação

Carlos Borrego

Professor Emérito

Joana Cardoso Ferreira

Investigadora Auxiliar

Michael Russo

Investigador Doutorado

Myriam Nunes Lopes

Professora Associada

Vera Augusta Moreira Rodrigues

Investigadora Doutorada