O presente projeto tem como principal objetivo proporcionar uma melhor compreensão da Literacia Ambiental (LA) e da Cultura Ambiental (CA) no ensino superior português, e contribuir para a sua melhoria, colocando para pesquisa a caracterização dos níveis de LA e a sua evolução, e as variáveis que mais influenciam esses resultados, nomeadamente o grau de incorporação da CA, e dando orientações para o seu melhor desempenho. Para tal, foi reunida uma equipa multidisciplinar com competência e experiência em Educação e Ambiente, com investigadores distribuídos por 8 Instituições de Ensino Superior (IES), de norte a sul de Portugal, incluindo a Madeira e os Açores. No final deste projeto, esperamos conhecer o perfil de LA dos estudantes do ensino superior e traçar o seu perfil evolutivo no decorrer da frequência do ensino superior. Pretendemos ainda identificar as variáveis mais determinantes (preditores) na evolução da LA, avaliando e correlacionando com indicadores de CA e variáveis intrínsecas ao ensino superior, além das socioeconómicas e demográficas dos participantes. Assim, com a identificação dos principais preditores da LA, pretendemos definir orientações para uma abordagem inovadora e mais eficaz da Educação Ambiental (EA) nas IES em geral, a apresentar sob a forma de um guia de boas práticas, e diretamente nos cursos e IES integrados no projeto. Para implementar a metodologia que nos permitirá atingir os objetivos definidos, foi estruturado um plano de trabalho pormenorizado, prevendo alternativas para ultrapassar dificuldades que surjam. Em primeiro lugar, para cada uma das IES incluídas no estudo, será selecionada uma amostra de alunos do primeiro ano de diferentes cursos de licenciatura e aplicado um inquérito para caracterizar o seu perfil de LA e reunir os seus dados socioeconómicos e demográficos. Os mesmos estudantes serão novamente inquiridos a meio e no final dos seus cursos de licenciatura. Será aplicado aos professores um questionário semelhante. Adicionalmente, de acordo com um conjunto de critérios de referência, os níveis de sustentabilidade ambiental dos curricula e campi serão caracterizados através, entre outros, da análise dos programas, questionários e entrevistas. Os dados recolhidos serão submetidos a análise estatística, incluindo a correlação entre as variáveis e os níveis de LA, sendo os resultados, principais conclusões e orientações divulgados. O presente estudo contribuirá para compreender com que nível de LA os estudantes chegam ao ensino superior e qual a influência das IES na sua evolução, proporcionando ainda a identificação das melhores abordagens e estratégias para proporcionar resultados mais efetivos face à atual crise ecológica.