O projeto BlueNIGHTs, financiado pela UE, procura ajudar os cidadãos a compreender melhor as muitas facetas e rostos de quem trabalha na ciência e investigação dos oceanos. Uma série de Noites Azuis dos Investigadores da UE (BlueNIGHTs) interligadas demonstrará que o oceano não só é interessante e uma fonte de inspiração, como também é um campo de estudo para pessoas com diversas origens e interesses, hobbies e paixões, incluindo ciência, história, tecnologia, sociologia, pedagogia, economia, arte, design, etc.. As “BlueNIGHTs” ligam as pessoas a importantes objetivos, princípios e prioridades do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) relacionados com o oceano, aumentando o conhecimento dos europeus sobre o oceano e promovendo um oceano saudável e resiliente que possa apoiar o crescimento azul sustentável e responder às prioridades societais da Europa. O projeto contribui, assim, para a literacia oceânica dos cidadãos europeus, em conformidade com os objectivos e prioridades da Coligação EU4Ocean, uma iniciativa apoiada pela Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia (DG MARE).
O projeto promove uma colaboração coletiva e verdadeiramente Europeia, mobilizando organizações de diferentes áreas marinhas regionais da UE para preparar atividades e eventos para apresentar as suas atividades científicas e de investigação. Este é um projeto interdisciplinar/multidisciplinar/transdisciplinar, em que as organizações parceiras de diferentes Estados-Membros da UE representam uma diversidade de campos disciplinares e competências/experiências de investigação que se centram no oceano, mas também nas complexas ligações entre as atividades humanas e os ecossistemas marinhos. Mais, o BlueNIGHTs é imersivo, inclusivo e interligado, ao combinar: (a) experiências interativas, imersivas e práticas em cada uma das localizações dos parceiros, baseadas no fazer, tocar, jogar, experimentar e explorar; (b) experiências virtuais interactivas, permitindo ao público explorar o oceano e as atividades dos investigadores, simulando condições de trabalho reais.