COAST: Conservação dos ecossistemas marinhos em Santo Antão, Cabo Verde: implicações para políticas e sociedade

Investigador Responsável CESAM

Teresa Amaro

Programa

BiodivRestore ERA-NET Cofund

Datas

01/04/2022 - 01/04/2025

Financiamento para o CESAM

85377 €

Financiamento Total

100885 €

Instituição Proponente

Universidade de Aveiro

Instituições Participantes

  • University of Azores, Portugal
  • Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), Portugal
  • Air Centre, Portugal
  • Université de Bretagne Occidentale, France
  • Underwater eXperience & Posseion-L.D.Y, France
  • Helmholtz centre for Ocean Reasearch, Germany
  • University of Barcelona, Spain
  • Institut de Ciencies del Mar, Spain

URL / WWW

https://www.coastcv.eu/

DOI

10.54499/DivRestore/0005/2020

A República de Cabo Verde é um arquipélago africano, que depende em grande parte dos recursos marinhos. As áreas costeiras garantem o bem-estar humano por meio da disponibilidade de recursos (por exemplo, alimentos) e empregos. No entanto, as regiões costeiras de Cabo Verde estão altamente expostas a riscos naturais e a múltiplas pressões associadas a atividades antropogénicas, incluindo a recuperação de zonas húmidas para agricultura, contaminação da água e a poluição plástica. Cabo Verde é por isso um exemplo de um país africano onde o Crescimento Azul pode ajudar a combater a pobreza, aproveitando a tradição e experiência dos habitantes locais na exploração dos recursos marinhos enquanto fonte de rendimento. Para o desenvolvimento económico sustentável na exploração de recursos marinhos, garantindo ao mesmo tempo a proteção dos ecossistemas marinhos, é crucial adquirir conhecimentos sobre o status ambiental desses ecossistemas. As informações sobre os habitats marinhos de Cabo Verde são escassas e não há uma avaliação integrada dos recursos marinhos para apoiar regulamentos e diretrizes baseados no conhecimento para seu uso sustentável, em consonância com as tendências nacionais de desenvolvimento.
O projeto COAST contribuirá para entendermos o estado das zonas costeiras na ilha de Santo Antão em Cabo Verde, como resposta à variabilidade climática.
Este projeto tem 5 objetivos: a) mapear os habitats costeiros na ilha de Santo Antão, integrando os dados físicos, geomorfológicos, biogeoquímicos e biológicos, b) estimar padrões de biodiversidade bentónica das comunidades marinhas em relação às características do habitat, c) avaliar a vulnerabilidade das comunidades bentónicas estudadas através da aplicação de modelos de avaliação de riscos, d) criar recomendações para planos de gestão visando reduzir ou mitigar impactos antropogénicos, e e) criar atividades de divulgação e capacitação. Serão realizadas várias campanhas oceanográficas no contexto desta proposta usando tecnologia avançada (ROV, Rebreather, sistema batimétrico de feixes múltiplos e
sonar de varrimento lateral), para recolher dados multidisciplinares dos ecossistemas marinhos em áreas costeiras da ilha de Santo Antão, selecionando transetos específicos nas áreas de interesse. Os padrões de biodiversidade bentónica e os parâmetros ambientais serão avaliados usando vários procedimentos de amostragem, incluindo imagens e mapeamento. Os stocks permanentes da fauna e a diversidade estrutural e funcional serão avaliados para cada área, usando métodos estatísticos uni e multivariados para explorar os fatores subjacentes que estruturam as comunidades observadas.
O COAST espera aprofundar o nosso conhecimento em alterações climáticas nos ecossistemas costeiros, contribuindo para o preenchimento de algumas das atuais lacunas de conhecimento em Cabo Verde. Quaisquer dados sobre estes ecossistemas fornecerão resultados interessantes, únicos e importantes. Além disso, com os resultados do projeto, também pretendemos apoiar decisões de gestão no contexto do desenvolvimento de planos de mitigação dos efeitos das alterações ecológicas globais, em consonância com as necessidades das partes interessadas e comunidades locais.

membros do CESAM no projeto

Cristina Brice Pita

Professora Auxiliar Convidada

Patricia Esquete Garrote

Investigadora Doutorada

Teresa Paula Fernandes Amaro

Investigadora Auxiliar

Tristan da Silva e Ornelas

Estudante de Doutoramento