Resultante do sucesso do EduPARK, um projeto financiado pelo FEDER e pela FCT, e do seu reconhecimento de qualidade em 2018, ao ganhar o prestigiado Prémio de Equipa para Inovação no Ensino e Aprendizagem atribuído pelo Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), torna-se evidente a necessidade de alargar os seus objetivos e impacto. Daqui surge o EduCITY, que abre as fronteiras do parque à cidade e a outras cidades, procurando fortalecer a rede universitária com parceiros da comunidade, como escolas, municípios e empresas. Esta rede promove ainda mais o conhecimento e cria oportunidades para que todos contribuam para a sustentabilidade das cidades, significando que outras cidades podem ser inspiradas por e replicar as ideias e soluções emergentes deste projeto.
A grande ideia é melhorar cidades sustentáveis através da criação de um ambiente disruptivo de aprendizagem inteligente, suportado por uma aplicação móvel com jogos ativos baseados em desafios, com recursos educativos de realidade aumentada (RA), como simulações com base em dados de sensores ambientais, animações 3D, espaços informativos, entre outros. Estes jogos são co-criados pela comunidade escolar, académica e mais abrangente, e consistem em desafios interdisciplinares e agradáveis a serem explorados por qualquer cidadão enquanto passeia pela cidade. Esta pedagogia inovadora utiliza uma tecnologia familiar e pervasiva do mundo real (dispositivos móveis) para ‘aprender fazendo’, onde os jogos de RA permitem a consciencialização ambiental na cidade – um laboratório vivo de experimentação – à medida que os cidadãos são “cientistas ativos” e agentes em mudanças sustentáveis, numa lógica de ciência cidadã.
A questão principal de pesquisa é: Como é que o EduCITY – um ambiente de aprendizagem inteligente, integrando uma aplicação móvel amigável com jogos co-criados e recursos atrativos de RA, com percursos e desafios, visando os intervenientes educativos e a comunidade em geral – promove mudanças no conhecimento, competências, valores e atitudes nos cidadãos para os capacitar em direção ao desenvolvimento sustentável?
Adota-se um paradigma pragmático com uma abordagem de pesquisa baseada no design para soluções práticas (intervenção educativa) e teóricas (estrutura de design), através de ciclos sucessivos de melhoria do ambiente inteligente de aprendizagem com base em técnicas de inquérito e observação para avaliar mudanças de sustentabilidade.
O EduCITY abraça a investigação e formação, e a sua viabilidade é suportada por uma equipa multidisciplinar (com membros do EduPARK) de quatro unidades de investigação com know-how em Educação, Formação, Desenvolvimento Sustentável e jogos móveis de RA.