Os incêndios florestais são um problema complexo na Europa, especialmente nos países do Sul. Os incêndios podem afetar gravemente o ambiente, o desenvolvimento rural e a economia. A degradação das florestas é considerada uma chave para a propagação de doenças humanas, como a COVID-19. Embora a investigação sobre incêndios florestais e os avanços técnicos substanciais tenham sido feitos nos últimos anos, não temos sido capazes de fornecer formação de qualidade em gestão de incêndios florestais (FFM). Esta exige contributos de disciplinas afins e de partes interessadas, uma atualização contínua e experiência prática. A introdução de abordagens inovadoras na formação em gestão de incêndios florestais contribuirá para ultrapassar a escassez de trabalhadores qualificados e impulsionará o emprego em regiões propensas a incêndios com elevadas taxas de desemprego. O objetivo geral do FacingFIRE é encorajar o envolvimento social entre os estudantes para melhorar as capacidades na formação de FFM e a empregabilidade equilibrada em termos de género. FacingFIRE introduz a abordagem de Aprendizagem-Serviço (S-L) para desenvolver projectos de formação em áreas afectadas por incêndios florestais. O seu âmbito será ainda mais reforçado pela utilização de ferramentas inovadoras de aprendizagem em linha e pela colaboração internacional. As competências em matéria de empregabilidade, com especial ênfase nas mulheres, serão reforçadas por práticas práticas e pelo contacto direto com os empregadores. Para transferir os benefícios do projeto para a sociedade, estão previstas múltiplas interacções entre educadores, investigadores, empresas florestais/ONG e decisores. O projeto promoverá o emprego entre os recém-licenciados.A ênfase no papel das mulheres na gestão florestal será também uma declaração importante no projeto.Tudo isto será feito no contexto da atual crise sanitária (COVID).O consórcio inclui 9 parceiros das regiões mais propensas a incêndios na Europa: Espanha, Portugal, Itália e Grécia.Os 5 parceiros académicos (4 IES e 1 centro de formação profissional) têm experiência reconhecida em FFM e inovação pedagógica.Os 4 parceiros profissionais (1 Associação Florestal, 1 Centro de Investigação e 2 Decisores) e associados desempenharão um papel fundamental na identificação das principais necessidades de formação e no reforço do impacto dos resultados.O coordenador (USC) tem uma vasta experiência na gestão de projectos S-L e outros projectos educativos relacionados com o ambiente.A fim de reforçar as capacidades de formação das FFM, o projeto proporcionará actividades de formação ao pessoal (académico e profissional) e aos estudantes.A formação incluirá: a) gestão da aprendizagem em linha, b) ferramentas inovadoras de aprendizagem em linha (ePortfolio) e audiovisuais (SPOCs) e c) eventos conjuntos entre o meio académico e as partes interessadas para o intercâmbio de boas práticas de formação.
Para reforçar esta estratégia, estão previstos dois tipos de mobilidade mista para os estudantes. A experiência prática e as competências profissionais serão proporcionadas através de projectos internacionais de aprendizagem em linha combinados com uma sólida formação em linha e personalizada.Certos resultados terão fortes efeitos multiplicadores nos sectores académico e profissional: a) utilização da aprendizagem em linha para resolver problemas específicos e reforçar as competências de empregabilidade, b) publicação do primeiro guia para a aplicação da aprendizagem em linha em zonas propensas a incêndios e c) lançamento da primeira rede de formação em FFM para reforçar as capacidades de formação.São concebidas acções específicas para atenuar as consequências indirectas da COVID-19 nos incêndios florestais e no emprego.
O projeto será dividido em três fases:
1.Treino do pessoal e produção de materiais para actividades interactivas com os formandos, utilizando ferramentas virtuais inovadoras.
2. Desenvolvimento de projectos-piloto de aprendizagem em linha, nos quais os formandos participarão em práticas práticas internacionais e utilizarão as ferramentas de aprendizagem em linha.
3. Eventos de disseminação/multiplicadores com o objetivo de a) trocar boas práticas na gestão da S-L, b) promover a formação flexível e mista envolvendo educadores e partes interessadas e c) lançar a primeira rede de formação em FFM.
A nível individual, os impactos previstos incluem o acesso a estratégias de formação inovadoras, melhoria das competências linguísticas e digitais e aumento da empregabilidade. A nível organizacional, as associações/políticos/centros de pesquisa beneficiarão do acesso a métodos de última geração e de uma maior oferta de trabalhadores qualificados. As estruturas de ensino superior (ensino inovador, emprego, igualdade de género) e de formação profissional serão também reforçadas por novos procedimentos e trabalhadores qualificados. Os resultados beneficiarão os decisores e os profissionais que enfrentam um dos desafios ambientais e sociais transfronteiriços mais graves na Europa. A rede na formação em FFM abrirá múltiplas possibilidades para futuras cooperações. Os resultados serão mantidos após o projeto como resultado do reforço das estruturas e procedimentos da instituição (por exemplo, reconhecimento do SL, igualdade de género).
O FacingFIRE baseia-se em diferentes políticas da UE (Iniciativa para o Emprego Verde, Estratégia da UE sobre Biodiversidade, Estratégia da UE para a Juventude) e no “Quadro Estratégico para a Cooperação Europeia no Domínio da Educação e da Formação”.