FIRESMOKE – Sistema de modelação do comportamento do fumo de incêndios florestais

Coordenador

Isilda da Cunha Menezes

Programa

Concurso de Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos

Datas

01/03/2021 - 29/02/2024

Financiamento para o CESAM

249960 €

Financiamento Total

249960 €

Entidade Financiadora

FCT, PT2020-Portugal 2020, FEDER, COMPETE2020

Instituição Proponente

Universidade de Aveiro

URL / WWW

http://firesmoke.web.ua.pt/

Portugal é o país com maior número de ignições florestais dos países do sul da Europa (Rodrigues et al., 2013). A capacidade de prever a ignição e a propagação de incêndios florestais, bem como o comportamento dos poluentes atmosféricos emitidos, constitui-se como uma ferramenta de apoio à decisão, importante para melhorar a eficácia e a eficiência na gestão de recursos, para as operações de prevenção, de deteção e de combate aos incêndios florestais e de monitorização da qualidade do ar, com
repercussões na saúde publica. Esta proposta visa desenvolver um modelo existente de previsão do tempo meteorológico com modulo de química do ar acoplado a um módulo de propagação de incêndio florestal de superfície (CCATT-BRAMS/SFIRE, Freitas et al 2017), que simula em curto prazo e em tempo real. O interesse é de ter a estimativa do comportamento das plumas dos incêndios em tempo-real, não só do fogo sobre a superfície florestal, mas também incluir o fogo de origem em copas de arvores, e assim simular o fogo em áreas de combustível florestal complexo e com ele criar um sistema de prognóstico de fogos integrado. Com este modelo obtemos uma relação direta entre os feedbacks da dinâmica, química e termodinâmica da atmosfera e o fogo, e podemos com ele, fazer a monitorização da qualidade do ar e das trajetórias de dispersão dos poluentes destes fumos, dos poluentes antropogénicos e biogénicos. Pretende-se com o resultado das suas simulações disponibilizar um serviço de acesso publico de âmbito atmosférico, sobre o domínio de Portugal continental, usando uma ferramenta de visualização de imagens e outros conteúdos relacionados num local da internet.
Desta forma no âmbito do projeto far-se-ão desenvolvimentos adicionais do modelo BRAMS, nomeadamente do módulo de propagação de fogo de superfície (SFIRE) com a incorporação do fogo de copa de árvores e a introdução dos poluentes do fumo do fogo, no modulo model Eulerian Coupled Chemistry, Aerosol and Tracer Transport (CCATT). Acoplar-se-á ao sistema de modelação um módulo para ignição de fogos derivados de causas naturais e humanas. Os resultados do sistema de modelação
serão disponibilizados através duma ferramenta de visualização, que permitirá aceder a informação sobre a progressão do fogo, as concentrações de poluentes que lhe estão associadas, bem como alertas de ignição potencial de fogo. Um dos desafios consiste no desenvolvimento do sistema de modelação, que implica a simulação de processos complexos, mantendo as características de execução rápida.
Para atingir os objetivos mencionados, foi constituída uma equipe interdisciplinar da Universidade de Aveiro, e convidados a integrar a equipa, um investigador da NASA Goddard Space Flight Center (EUA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Brasil), que incluem as especialistas em programação de alto desempenho e em modelação meteorológica e de progressão de fogo, em caracterização da emissão e dispersão de fumo, impactos na qualidade do ar e na saúde humana, e em deteção remota e sistemas de informação geográfica.

membros do CESAM no projeto