GENESIS – Poupanças Ambientais, Económicas e Sociais de Coberturas/Fachadas Verdes Incorporação da Incerteza e das Preferências dos Investidores/Utilizadores em Análises Custo Benefício de Coberturas/Fachadas Verdes

Coordenador

Cristina Matos Silva

Investigador Responsável CESAM

Ana Isabel Miranda

Programa

Programa Operacional Centro 2020; Programa Operacional Lisboa 2020

Datas

09/10/2018 - 09/10/2021

Financiamento para o CESAM

13337 €

Financiamento Total

239812 €

Instituição Proponente

Instituto Superior Técnico

Instituições Participantes

  • Instituto Superior Técnico
  • Instituto Superior de Agronomia

URL / WWW

https://www.projectgenesis-ist.com/

As infraestruturas verdes apresentam-se como soluções multifuncionais, sustentáveis e resilientes para a
regeneração dos centros urbanos. Neste sentido, prevê-se que as coberturas/fachadas verdes sejam uma das alternativas mais promissoras, uma vez que permitem introduzir vegetação em elementos construídos. No entanto, as coberturas/fachadas verdes têm sido tipicamente restringidas a países e continentes específicos. A utilização generalizada destes sistemas acontecerá quando o seu mérito económico for globalmente conhecido e aceite.
Atualmente, o valor das coberturas/fachadas verdes não é claro dado que os estudos acerca do seu mérito económico apresentam elevada variabilidade e resultados divergentes, essencialmente porque: 1) é difícil ponderar benefícios ambientais e sociais com custos e 2) diferentes utilizadores/investidores apresentam diferentes preferências.

O projecto GENESIS tem como objetivo desenvolver um modelo compreensivo e sistemático para fazer um balanço entre os benefícios ambientais, económicos e sociais das coberturas/fachadas verdes e os respectivos custos adicionais, numa perspetiva de ciclo de vida.
A metodologia do projeto é enriquecer as análises custo-benefício de coberturas/fachadas verdes em 3 frentes: i) integrar todos os benefícios ambientais, económicos e sociais das coberturas/fachadas verdes na análise e convertê-los em unidades monetárias, de modo a permitir ponderar diferentes tipos de benefícios e estabelecer uma base comparativa de cenários alternativos; ii) englobar um modelo de incerteza, de forma a incluir previsões imprecisas de quantificação de custos/benefícios e alterações climáticas; iii) incorporar as preferências dos utilizadores/investidores através de um modelo multicritério. Este modelo global será um avanço na análise dos custos de ciclo de vida das coberturas/fachadas verdes e fundamental para a divulgação destes sistemas em edifícios/cidades.
Dada a natureza transdisciplinar das infraestruturas verdes, o projeto GENESIS adota uma equipa de investigação multidisciplinar, com experiência complementar na estimativa dos benefícios ambientais, económicos e sociais de coberturas/fachadas verdes e na realização de análises custo-benefício. A contribuição de empresas e profissionais envolvidos no projecto, conceção e manutenção de coberturas/fachadas verdes também está prevista. Para além disso, diversos investidores/proprietários dos sectores público e privado irão participar no projeto, acompanhando casos de estudo de referência: dois municípios em diferentes realidades (em Portugal e na Austrália), edifícios residenciais, edifícios de utilização pública (escola), alojamentos turísticos e infraestruturas de transporte. Esta abordagem multidisciplinar garante a validação/utilidade dos modelos de custo-benefício desenvolvidos para
aplicação em diferentes regiões do mundo e tipos de infraestruturas.

membros do CESAM no projeto

Bruno Miguel Rocha Augusto

Estudante de Doutoramento

Ana Isabel Miranda

Professora Catedrática

Sandra Isabel Moreira Rafael

Investigadora Júnior

Vera Augusta Moreira Rodrigues

Investigadora Doutorada