GENESIS – Poupanças Ambientais, Económicas e Sociais de Coberturas/Fachadas Verdes Incorporação da Incerteza e das Preferências dos Investidores/Utilizadores em Análises Custo Benefício de Coberturas/Fachadas Verdes

Coordenador

Cristina Matos Silva

Investigador Responsável CESAM

Ana Isabel Miranda

Programa

Programa Operacional Centro 2020; Programa Operacional Lisboa 2020

Datas

09/10/2018 - 09/10/2021

Financiamento para o CESAM

13337 €

Financiamento Total

239812 €

Instituição Proponente

Instituto Superior Técnico

Instituições Participantes

  • Instituto Superior Técnico
  • Instituto Superior de Agronomia

URL / WWW

https://www.projectgenesis-ist.com/

As infraestruturas verdes apresentam-se como soluções multifuncionais, sustentáveis e resilientes para a
regeneração dos centros urbanos. Neste sentido, prevê-se que as coberturas/fachadas verdes sejam uma das alternativas mais promissoras, uma vez que permitem introduzir vegetação em elementos construídos. No entanto, as coberturas/fachadas verdes têm sido tipicamente restringidas a países e continentes específicos. A utilização generalizada destes sistemas acontecerá quando o seu mérito económico for globalmente conhecido e aceite.
Atualmente, o valor das coberturas/fachadas verdes não é claro dado que os estudos acerca do seu mérito económico apresentam elevada variabilidade e resultados divergentes, essencialmente porque: 1) é difícil ponderar benefícios ambientais e sociais com custos e 2) diferentes utilizadores/investidores apresentam diferentes preferências.

O projecto GENESIS tem como objetivo desenvolver um modelo compreensivo e sistemático para fazer um balanço entre os benefícios ambientais, económicos e sociais das coberturas/fachadas verdes e os respectivos custos adicionais, numa perspetiva de ciclo de vida.
A metodologia do projeto é enriquecer as análises custo-benefício de coberturas/fachadas verdes em 3 frentes: i) integrar todos os benefícios ambientais, económicos e sociais das coberturas/fachadas verdes na análise e convertê-los em unidades monetárias, de modo a permitir ponderar diferentes tipos de benefícios e estabelecer uma base comparativa de cenários alternativos; ii) englobar um modelo de incerteza, de forma a incluir previsões imprecisas de quantificação de custos/benefícios e alterações climáticas; iii) incorporar as preferências dos utilizadores/investidores através de um modelo multicritério. Este modelo global será um avanço na análise dos custos de ciclo de vida das coberturas/fachadas verdes e fundamental para a divulgação destes sistemas em edifícios/cidades.
Dada a natureza transdisciplinar das infraestruturas verdes, o projeto GENESIS adota uma equipa de investigação multidisciplinar, com experiência complementar na estimativa dos benefícios ambientais, económicos e sociais de coberturas/fachadas verdes e na realização de análises custo-benefício. A contribuição de empresas e profissionais envolvidos no projecto, conceção e manutenção de coberturas/fachadas verdes também está prevista. Para além disso, diversos investidores/proprietários dos sectores público e privado irão participar no projeto, acompanhando casos de estudo de referência: dois municípios em diferentes realidades (em Portugal e na Austrália), edifícios residenciais, edifícios de utilização pública (escola), alojamentos turísticos e infraestruturas de transporte. Esta abordagem multidisciplinar garante a validação/utilidade dos modelos de custo-benefício desenvolvidos para
aplicação em diferentes regiões do mundo e tipos de infraestruturas.

membros do CESAM no projeto