IMPRINT+ – Imprimir na sociedade um raciocínio de compensação ecológica através dos jovens cidadãos

Coordenador

Carlos Fonseca

Programa

ERASMUS +

Datas

01/09/2015 - 31/08/2018

Financiamento para o CESAM

100251 €

Financiamento Total

410325 €

O desenvolvimento sustentável tornou-se uma preocupação mundial nas últimas décadas. As gerações europeias mais jovens foram sensibilizadas para as questões ambientais globais, mas não se empenharam em contribuir ativamente para esses “problemas globais” através de acções locais progressivas. Os jovens não estão conscientes do seu potencial como cidadãos activos e do seu papel na sustentabilidade desejada pelas sociedades modernas. E, de facto, os jovens cidadãos poderiam ser uma força importante para imprimir conceitos de sustentabilidade na sociedade.

IMPRINT+ tem como objetivo a promoção, a nível transnacional, de um raciocínio ecológico baseado no poder de mudança da comunidade local e na participação, capacitação e empreendedorismo dos jovens cidadãos europeus. Será implementada uma metodologia de formação envolvendo estudantes e educadores, sublinhando o conceito de que cada pessoa tem uma pegada ecológica que deve ser (sobre)compensada, se se pretende alcançar o equilíbrio ecológico, social e económico. Como resultado da formação de jovens e educadores, e de uma forte estratégia de divulgação baseada nas TI, o projeto prevê o envolvimento de um público muito mais vasto.

IMPRINT+ é um projeto transectorial que reúne 6 parceiros de 5 países, cada um com experiências e percepções diferentes. A metodologia do projeto basear-se-á no estabelecimento das abordagens mais avançadas no que diz respeito à educação para a sustentabilidade, às tecnologias de TI e à compensação da pegada ecológica. O projeto terá início com uma investigação integradora que permitirá à equipa do projeto consolidar o know-how já existente nas áreas acima mencionadas e definir melhor a vantagem inovadora do projeto no seu contexto de utilização. Ajudará também a equipa a estabelecer um roteiro que reforçará a natureza actualizada do projeto a longo prazo.

A fase de implementação do projeto corresponde ao conjunto de tarefas envolvidas no desenvolvimento de: 1) um pacote de formação que os educadores podem usar para continuar a ensinar e promover atitudes pró-ativas amigas do ambiente; 2) um kit de ferramentas para ajudar qualquer pessoa a avaliar o estado ambiental da sua área e implementar medidas de compensação; 3) a implementação de um programa piloto que irá incorporar todo o quadro concetual em ações de campo visíveis; 4) a conceção, prototipagem e teste de uma aplicação móvel e de uma plataforma baseada na web utilizada para gerir o conteúdo georreferenciado produzido e partilhado, as ferramentas de comunicação para as comunidades e os utilizadores; 5) um tutorial para ajudar os jovens a envolverem-se no empreendedorismo verde. Além disso, o projeto adoptará uma estratégia de divulgação forte, eficaz e multicanal, com o objetivo de alargar o público, o alcance geográfico e os resultados do projeto. As partes interessadas e outros parceiros locais/regionais de cada organização participante também serão envolvidos nos objectivos do projeto, promovendo o seu alcance e replicação.

A noção de que o ambiente, a educação e a economia e, por conseguinte, o bem-estar humano e social global, estão todos integrados e partilham as mesmas raízes é o impacto chave que o projeto IMPRINT+ pretende alcançar a todos os níveis: local, regional, nacional e internacional. Para tal, envolveremos a força motriz mais forte para as mudanças de comportamento e perceção social: os jovens, mas também as comunidades locais e as partes interessadas. O projeto está alinhado com a estratégia de crescimento da Europa, centrando-se na inclusão, na educação e na inteligência para promover a necessária mudança para a sustentabilidade. Em última análise, os participantes directos e indirectos ganharão competências-chave para abraçar a sustentabilidade e alinhar as suas expectativas individuais com a conservação da natureza, a economia e a educação. Uma vez que as questões que o consórcio está a tentar abordar não são de interesse regional ou nacional, mas sim global, o impacto cumulativo do IMPRINT+ ajudará a criar uma vontade mais generalizada (e internacional) de mudar a Europa e as suas comunidades para uma verdadeira sustentabilidade, capacitando os jovens e os actores locais com as competências-chave necessárias para o fazer.

membros do CESAM no projeto

Eduardo Loureiro Ferreira

Investigador Doutorado