NETA- Novas Estratégias no Tratamento de Águas-Residuais

Coordenador

Daniel Murta

Investigador Responsável CESAM

Susana Loureiro

Programa

Fundo Estrutural FEDER

Datas

01/01/2021 - 30/06/2023

Financiamento para o CESAM

279062 €

Financiamento Total

2258679 €

Entidade Financiadora

PT2020 - Portugal 2020

Instituição Proponente

Ingredient Odyssey, S.A.

Instituições Participantes

  • Universidade de Aveiro
  • INSTITUTO POLITECNICO DE BEJA
  • INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA, I.P.
  • UNIVERSIDADE DE AVEIRO
  • INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO
  • COFAC - COOPERATIVA DE FORMAÇÃO E ANIMAÇÃO CULTURAL
  • AGROTEJO - UNIÃO AGRÍCOLA DO NORTE DO VALE DO TEJO

URL / WWW

https://www.projeto-neta.pt/

O Projeto NETA- Novas estratégias no Tratamento de Águas Residuais, apresenta uma oportunidade inovadora de desenvolvimento de um processo que visa a valorização de águas residuais (AR) transformando-as em fonte de nutrientes e recursos hídricos, destinados essencialmente ao sector agroalimentar, com a aplicação simultânea de novas soluções industriais.
Assim, a partir da conversão de AR (urbanas, efluentes pecuários e agroindustriais) o projeto irá criar três novas linhas de produtos finais, destinados à alimentação/nutrição animal e nutrição vegetal, mas também à indústria dos combustíveis, plásticos e farmacêutica.
O Projeto NETA tem como objetivos levar quer a tecnologia de tratamento das referidas AR quer a técnica de precipitação química (TPQ), patenteada e atualmente aplicada apenas à escala laboratorial, até um nível pré-comercial (TRL-6) convertendo, através da instalação de três unidades piloto, 3 AR diferentes em vários produtos finais para a nutrição vegetal (lamas e fertilizantes) e alimentação/nutrição animal (alimento composto para aquacultura e forragem aquapónica) e que serão testados ao longo do projeto. Paralelamente será também desenvolvido um processo de bioconversão por insetos, larvas de mosca soldado negro (Hermetia illucens), segundo alguns dos princípios de produção desenvolvidos no âmbito de um projeto anterior (EntoValor), os quais serão agora aplicados num novo contexto de tratamento. Este processo levará à produção de larvas que,
além da utilização em alimentação animal, serão ainda aplicadas num processo de biorrefinaria. O objetivo será o desenvolvimento de novos produtos derivados de inseto, de valor acrescentado para os setores dos combustíveis (catalisadores e biodiesel), dos bioplásticos (dispositivos plásticos e filtros) e da indústria farmacêutica (identificação de elementos bioativos extraídos de insetos).
Holisticamente, os objetivos do projeto NETA contribuirão para o encerramento de ciclos de nutrientes ao nível da exploração ou da agroindústria, em consonância com a atualidade do conceito de Resíduo Zero e de uma Economia Circular.

membros do CESAM no projeto

Diogo Filipe Nunes Cardoso

Investigador Júnior

Susana Patrícia Mendes Loureiro

Professora Associada com Agregação