PARC – Partnership for the Assessment of Risks from Chemicals

Investigador Responsável CESAM

Susana Patrícia Mendes Loureiro

Programa

Horizon Europe Framework Programme - Partnerships in Health (2021) (HORIZON-HLTH-2021-ENVHLTH-03)

Datas

01/05/2022 - 30/04/2029

Financiamento para o CESAM

856059 €

Entidade Financiadora

EC & Apoio financeiro público nacional/regional

Instituição Proponente

French Agency for Food, Environmental and Occupational Health & Safety (ANSES)

Instituições Participantes

  • Universidade de Aveiro

URL / WWW

https://www.eu-parc.eu/

DOI

10.3030/101057014

PARC é um programa de parceria de investigação e inovação na UE para apoiar os órgãos de avaliação e gestão de riscos químicos da UE e nacionais com novos dados, conhecimentos, métodos, redes e competências para enfrentar desafios de segurança química atuais, emergentes e inovadores. O PARC facilitará a transição para a avaliação de riscos da próxima geração para proteger de forma mais eficaz a saúde humana e o meio ambiente, em linha com a ambição do Pacto Ecológico de um ambiente sem poluição e será um facilitador para a futura Estratégia Química para a Sustentabilidade da UE. Baseia-se parcialmente no trabalho realizado e na experiência adquirida em ações passadas e em curso de investigação e inovação, mas vai mais além com o objetivo de estabelecer um centro de excelência em avaliação de riscos em toda a UE. Para contribuir relativamente aos vários impactos esperados do destino de substâncias químicas, e viver e trabalhar num ambiente promotor de saúde, o PARC organizará as atividades para atingir três objetivos específicos:

– Uma rede sustentável e interdisciplinar em toda a UE para identificar e ajustar as necessidades de investigação e inovação e apoiar a incorporação da investigação na avaliação regulatória de riscos químicos.

– Atividades conjuntas de investigação e inovação da UE em resposta a prioridades identificadas em apoio aos processos atuais de avaliação de riscos regulatórios para substâncias químicas e aos desafios emergentes.

– Fortalecimento das capacidades existentes e construção de novas plataformas transdisciplinares para apoiar a avaliação de riscos químicos. A Parceria reúne Ministérios e agências nacionais de saúde pública e avaliação de riscos, bem como organizações de investigação e académicas de quase todos os Estados-Membros da UE. Representantes das Diretorias-Gerais da CE e agências da UE envolvidas na monitorização de produtos químicos e na avaliação de riscos também participam. O PARC atenderá às necessidades das agências de avaliação de riscos para melhor antecipar riscos emergentes e responder aos desafios e prioridades das novas políticas europeias.

membros do CESAM no projeto

Susana Patrícia Mendes Loureiro

Professora Associada com Agregação