PORBIOTA – E-Infraestrutura Portuguesa de Informação e Investigação em Biodiversidade

Coordenador

Nuno Miguel dos Santos Ferrand de Almeida

Investigador Responsável CESAM

Ana Isabel Lillebø

Programa

Operational Thematic Program for Competitiveness and Internationalization (POCI), under the PORTUGAL 2020 Partnership Agreement, through the European Regional Development Fund (FEDER) (POCI-01-0145-FEDER-022127)

Datas

01/06/2017 - 15/12/2022

Financiamento para o CESAM

453991 €

Financiamento Total

5268749 €

Entidade Financiadora

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Instituição Proponente

ICETA - Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto, Portugal

Instituições Participantes

  • Universidade de Aveiro
  • Universidade de Lisboa
  • Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Portugal
  • Centro de Estudos do Ambiente e do Mar/Universidade de Aveiro, Portugal
  • Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF, I. P.), Portugal
  • Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), Portugal
  • Universidade do Porto, Portugal
  • Centro de Estudos Florestais, Instituto Superior Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal
  • Centro de Botânica aplicada à Agricultura/ Instituto Superior Agronomia/Universidade de Lisboa, Portugal
  • Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais/Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
  • Museu Nacional de História Natural e Ciência/Universidade de Lisboa, Portugal
  • MARE, Universidade de Coimbra, Portugal
  • Museu de História Natural da Universidade de Coimbra, Portugal

URL / WWW

https://www.porbiota.pt

O PORBIOTA é uma e-infraestrutura distribuída para gerir dados de biodiversidade nacionais, visando a sua integração na infra-estrutura Europeia de e-Ciência para a investigação em biodiversidade e ecossistemas LIFEWATCH (ESFRI Roadmap 2016 Landmark). Adaptado de acordo com as necessidades nacionais (investigação, gestão, política, administração, ciência do cidadão), mas compatível com as exigências do LIFEWATCH e outras iniciativas internacionais, o PORBIOTA pretende promover uma agenda nacional para a investigação em biodiversidade, focando-se na prestação de serviços à comunidade científica, aos decisores políticos e gestores, e contribuindo para a sensibilização e compreensão pública dos problemas relacionados com a biodiversidade através da ciência do cidadão e outros programas de divulgação. A infra-estrutura é liderada por um consórcio que inclui unidades de I&D de topo a nível nacional, museus de história natural, a infraestrutura MAREFOZ, o nó Português do GBIF, e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), incluindo outros dois nós da RNIIE (ICOSPT e LTER Portugal). No seu conjunto, os parceiros do PORBIOTA detém a maior quantidade de informação sobre a biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas a nível nacional. Pretende-se com o PORBIOTA compilar e integrar toda a informação sobre biodiversidade que se encontra dispersa a nível nacional (por exemplo, bases de dados, literatura, multimédia, colecções de história natural), facilitando posteriormente o seu acesso, a interoperabilidade de dados e um conjunto de ferramentas especializadas para a modelação e análise de grandes quantidades de dados de biodiversidade. O PORBIOTA será, por isso, um instrumento essencial a programas de monitorização de ecossistemas e um apoio directo à implementação e avaliação de políticas de conservação da natureza e biodiversidade. O PORBIOTA tem uma forte componente de investigação em ecossistemas através do LTER Portugal, que é uma rede de capacitação focada na monitorização de longo prazo de áreas-alvo, sendo um membro do eLTER (ESFRI Roadmap 2016), da rede Europeia LTER Europe e da rede internacional ILTER. Os principais objetivos são recolher, processar e reunir uma série de dados de alta qualidade sobre ecossistemas (gerando ferramentas e abordagens para responder aos actuais desafios ambientais e de negócios), criar um legado para as gerações futuras, participar na educação e na divulgação da ciência em Portugal. Outra componente importante do PORBIOTA é ICOS-PT, que será o nó Português do ERIC ICOS (Sistema de Observação de Carbono Integrada, Roteiro ESFRI 2016 Landmark), cujo objectivo é monitorizar o efeito dos GEE nos ecossistemas terrestres e zonas urbanas sensíveis. Os elementos fulcrais do ICOS-PT são as estações experimentais de campo, que oferecerão observações detalhadas e de alta qualidade sobre os ecossistemas. Os dados do ICOS-PT são fundamentais para a harmonização do ciclo de carbono e da água a uma escala global.

LTER Portugal – Ria de Aveiro (Vídeo SPECO): https://www.youtube.com/watch?v=XKkSa0PNVq4

Water quality online monitoring station located at the LTsER platform Ria de Aveiro.
https://sondaecomare.web.ua.pt/

membros do CESAM no projeto

Ana Isabel Francisco Sousa

Investigadora Auxiliar

Ana Isabel Lillebo Batista

Investigadora Principal com Agregação

Casimiro Adrião Pio

Professor Emérito

João Pedro Martins Coelho

Investigador Auxiliar

Ricardo Jorge Guerra Calado

Investigador Coordenador