PRECIUS – Procurement Educational Consortium for Innovationsourcing Using Sustainability

Investigador Responsável CESAM

Myriam Lopes

Programa

Erasmus+

Datas

31/05/2022 - 31/05/2025

Financiamento para o CESAM

77547 €

Financiamento Total

386046 €

Entidade Financiadora

EC – European Comission

Instituição Proponente

University of Twente, Netherlands

Instituições Participantes

  • Universidade de Aveiro (PT)
  • Kaunas University of Technology (LT)
  • University of Tampere (FI)

URL / WWW

https://www.utwente.nl/en/bms/etm/precius/

Na União Europeia, a aquisição pública por parte das autoridades nacionais e locais, como províncias, municípios, conselhos de água e instituições semipúblicas (por exemplo, hospitais ou universidades), representa 14% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, 2 trilhões de euros a cada ano. A política europeia, nacional e local de aquisições públicas promove a sustentabilidade e a resiliência, e constrói a capacidade de inovação. Estabelece-se que as autoridades europeias, nacionais e locais visam estimular as empresas a fornecer bens e serviços inovadores de forma sustentável. 

No entanto, essas empresas enfrentam dificuldades em gerar conceitos práticos, sustentáveis e inovadores. Para cumprir os objetivos do Pacto Ecológico, é necessária a engenharia ambiental para desenvolver esses conceitos. A engenharia ambiental pode definir aquelas soluções sustentáveis e inovadoras que precisam ser mais desenvolvidas e comercializadas por fornecedores inovadores, ou seja, empresas privadas, principalmente pequenas e médias empresas (PMEs), e adotadas pelos compradores. Assim, as PMEs empreendedoras têm um papel na transformação das ideias da engenharia ambiental em atividades empresariais. Dessa forma, as PMEs podem atender às necessidades de aquisição pública alinhadas com os objetivos do Pacto Ecológico. Além disso, são necessários processos de liderança e gestão de mudanças para interagir entre as três comunidades. O PRECIUS parte do pressuposto de que projetos e programas eficazes de aquisição de inovação dependem de especialistas em cada uma das três comunidades. No entanto, existem algumas lacunas, uma vez que os engenheiros ambientais, os líderes de aquisições públicas e os empresários frequentemente não têm conhecimento suficiente das outras duas áreas. Há uma falta de compreensão da liderança na mudança. 

Portanto, o projeto PRECIUS concentra-se em facilitar e estimular a interação entre três comunidades: 

– Engenheiros ambientais como geradores de inovações sustentáveis; 

– Oficiais de aquisição pública de inovações sustentáveis que enfrentam cada vez mais problemas para adquirir inovações sustentáveis no mercado; 

– Empresários e pessoal de vendas de empresas privadas, ou seja, fornecedores, principalmente PMEs, que têm dificuldades em concorrer e, principalmente, em como vender soluções sustentáveis para autoridades públicas. 

membros do CESAM no projeto