O VESPRA tem como objetivo o aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão de risco, incidindo na zona fronteiriça entre Portugal e Espanha, tanto para riscos locais como os incêndios florestais, eventos meteorológicos extremos ou a dispersão de poluentes em áreas extensas. No âmbito do projeto, será definido um protocolo internacional para a recolha de elementos vulneráveis e a sua caracterização em relação a diferentes ameaças e a sua integração numa plataforma baseada em Sistema de Informação Geográfica, especialmente desenhada para otimizar sua gestão e atualização contínua.
O VESPRA resultará num sistema de apoio à tomada de decisão em caso de emergência, a fim de melhorar a identificação harmonizada, o mapeamento dos elementos vulneráveis e a integração da vulnerabilidade num sistema de informação conjunto para a avaliação da resposta transnacional à emergência. Além disso, serão realizados simulacros LiveEX para autoridades e agentes de proteção civil.
Os resultados do projeto serão apresentados em workshops onde se pretende envolver a comunidade científica, técnica e de resposta em emergências. Uma das características mais marcantes da solução proposta é que foi especialmente desenhada para facilitar a atualização constante da cartografia dos elementos vulneráveis.
Os beneficiários diretos do VESPRA serão os agentes de proteção civil de Portugal e Espanha, a nível nacional, regional e local, que terão um poderoso instrumento de apoio à gestão e resposta de emergências e à otimização da gestão preventiva visando a redução da vulnerabilidade. Além disso, todos os habitantes da área de intervenção, que beneficiarão com a redução do risco de desastres, também serão beneficiários indiretos.
A duração do projeto será de 24 meses. Até o mês 10, espera-se que a primeira versão do sistema esteja disponível para avaliação e melhorias antes da implementação final.