Seminário ‘Ocean Break’, organizado pelo CESAM, discute a governança da pesca de percebes na Europa

Esta edição do ‘Ocean Break’, série de seminários ligados à investigação sobre o mar feita no CESAM, acontece dia 24 de fevereiro (sexta-feira), entre as 12:30 e as 13:30 no anfiteatro 9.1.1 (DEMaC). A entrada é livre a todos os interessados.

O investigador Henrique Queiroga (CESAM/DBIO) irá abordar a governança da pesca de percebes na Europa, nos seus três pilares – social, económica e ecológica. A pesca do percebe europeu (Pollicipes pollicipes) é uma pesca de pequena escala e altamente especializada, que se estende desde o sul de Portugal até à Bretanha. Em termos da sua gestão, pode variar de espaços territoriais altamente regulamentados para pesca até acesso aberto e de espaços que variam de pequenas manchas (< 1 km) até escalas espaciais regionais (> 100 km). Sendo que os percebes passam um período larval prolongado no plâncton.

De acordo com Henrique Queiroga (CEAM/DBIO): “Os nossos trabalhos de modelação, sugerem que a gestão da pesca de P. pollicipes requer um sistema de governança interativo e policêntrico nas escalas transregional, regional e local. A diversificação do portfólio de gestão dará a este importante recurso biológico uma maior possibilidade de persistência.

Este seminário é uma organização conjunta entre três grupos de investigação do CESAM: CDEC (Ecologia e Conservação dos Ecossistemas Costeiros e de Mar Profundo), MBA (Biotecnologia Marinha e Aquacultura), POMG (Oceanografia Física e Geologia Marinha).