Motivada pelo desejo de colaborar em iniciativas que apoiem a definição de políticas de desenvolvimento sustentável e a resolução de problemas ambientais, Sofia Corticeiro vê a oportunidade de se juntar à lista de peritos da Agência Europeia do Ambiente (AEA) como uma forma de contribuir para que a ciência desempenhe um papel central na tomada de decisões estratégicas.
“Considero muito importante contribuir para este tipo de iniciativas“, afirma Corticeiro, “onde a ciência deve desempenhar um papel central na orientação e apoio à tomada de decisões estratégicas, capazes de enfrentar os enormes desafios ambientais com que a Europa se debate atualmente“.
Corticeiro encara este desafio como uma oportunidade de enriquecimento pessoal e científico, e de contribuição para o bem comum. “Acredito que esta experiência poderá ser muito enriquecedora para mim, permitindo-me aprofundar o conhecimento sobre as políticas europeias, interagir com outros especialistas e participar em discussões relevantes e com impacto direto na sociedade“.
A investigadora acredita que a sua participação irá promover o contacto com outras instituições e reforçar a missão do CESAM na transferência de conhecimento para a sociedade e contributo para as políticas públicas, nacionais e europeias.
“Acredito também que esta oportunidade será uma mais-valia para o CESAM“, acrescenta, “uma vez que irá contribuir para fortalecer a sua ligação com outras instituições europeias e aumentar a sua visibilidade no contexto internacional. A minha participação como perita na AEA poderá abrir novas oportunidades de colaboração e partilha de conhecimento em áreas consideradas estratégicas para o CESAM“.