Susana Loureiro, investigadora CESAM/DBio e membro do Global Soil Interest Group da SETAC- Society of Environmental Toxicology and Chemistry é co-autora do texto “A caminho para uma proteção eficaz do solo na Europa”, resultado da sessão sobre solos que decorreu durante a 33ª Reunião Anual da SETAC Europa em Dublin, Irlanda, juntamente com Pia Kotschik e Silvia Pieper ( German Environment Agency) e Claudia Lima da Universidade de Wageningen. Este texto pode ser lido na íntegra aqui.
Nesta reunião destacou-se a necessidade de uma melhor proteção do solo, dado o seu papel fundamental na produção de alimentos, fornecimento de água potável e suporte à biodiversidade. Além disso, a Diretiva de Monitorização e Resiliência do Solo foi mencionada como um passo importante em direção à proteção do solo, estabelecendo o objetivo de atingir 100% de solos saudáveis até 2050. No entanto, a proposta atual para a avaliação da poluição do solo não considera os efeitos da presença de múltiplos contaminantes nas comunidades do solo, o que representa uma ameaça desconhecida para a biodiversidade do solo.
Os participantes na 33ª reunião anual da SETAC discutiram a importância de se estabelecerem valores para múltiplos contaminantes e reconhecer os efeitos e a toxicidade das misturas de produtos químicos no solo, no entanto, ainda há desafios na avaliação de riscos devido à complexidade das misturas químicas e à falta de dados. Ficou também definido que, para que estas metas sejam atingidas, é necessária a colaboração de várias partes interessadas, incluindo o setor agrícola e a implementação de práticas sustentáveis para reduzir a poluição química do solo.
Neste âmbito, na próxima conferencia da SETAC Europa a ter lugar em maio de 2024, em Sevilha, Espanha, Susana Loureiro será responsável por uma sessão sobre as Funções do Solo e a Biodiversidade: Impactos e resiliência em condições de stress ambiental, juntamente com Chioma Chikere (University of Port Harcourt, Nigéria) e Maria Nazaret González (Universidad Politécnica de Cartagena, Espanha). Está aberta a “call for abstracts” até 29 de novembro de 2023.