A viagem demorou menos de uma hora, quando perto das 6 milhas, a carga preciosa que a Nereide, embarcação do CESAM, transportava foi devolvida ao oceano. Após meses de recuperação cinco tartarugas comuns (Caretta caretta) voltaram a sentir o aroma do mar e continuar a viagem na vastidão azul, que fora interrompida meses antes.
As cinco tartarugas-comuns deram entrada no centro de reabilitação de animais no Ecomare (CRAM-ECOMARE) entre Setembro de 2023 e Março deste ano.
Umas foram encontradas na costa, outras entregues por pescadores entre as zonas de Aveiro e Peniche. Tempestades, agitação marítima e captura acidental em artes de pesca foram as causas que impossibilitaram estes répteis de continuar a sua viagem oceânica.
Algumas necessitaram de períodos de recuperação mais longos, devido a pneumonia e ferimentos nas barbatanas, mas a dedicação e experiência de biólogos, veterinários e técnicos do CRAM, permitiu que estes extraordinários animais tivessem uma segunda oportunidade de se aventurarem no grande oceano.
Visite o CRAM-Ecomare aqui.