Workshop Interdisciplinar reúne Laboratórios Associados da UA para debater Biopolímeros

No dia 25 de novembro, investigadores do CESAM, CICECO e LAQV-REQUIMTE reuniram-se sob o mote “When Chemistry meets Biology: (Eco)toxicity of Biodegradable Polymers and Nanomaterials”. As universidades de Lisboa e de Pardubice (Républica Checa) e a empresa portuguesa Smallmatek Lda. também estiveram presentes para discutir e colaborar no campo dos polímeros biodegradáveis e nanomateriais para diferentes aplicações.

A iniciativa visou reunir especialistas das áreas de química, engenharia de materiais, bioquímica, bioengenharia e biologia e a indústria para discutir e desenvolver revestimentos poliméricos multifuncionais biodegradáveis e de baixa (eco)toxicidade, com destaque para a interseção entre estrutura química e função biológica e o impacto ambiental e na saúde humana.

Roberto Martins, Investigador do CESAM e do DBio, apresentou as mais recentes descobertas sobre nano-aditivos ecológicos para revestimentos poliméricos, bem como uma breve visão geral dos próximos projetos focados no desenvolvimento sustentável e seguro por design de novos materiais e polímeros. Fernanda Rosário, investigadora do CESAM e DBio, explorou os efeitos combinados de nanoplásticos de polietileno e mercúrio na viabilidade e capacidade de migração de linhas celulares humanas.

João Tedim (CICECO) destaca que os desafios societais são complexos e envolvem a necessidade de desenvolver novos materiais para diferentes utilizações e investigação de diferentes áreas. O cientista salienta que “a partir do momento em que desenvolvemos materiais onde é suposto ter grande durabilidade e fazer com que os metais e substratos sejam utilizados em infraestruturas o desafio ambiental é que os materiais com elevada toxicidade não persistam no ambiente. Há necessidade de pensar materiais com desempenho elevado no tempo de serviço e de vida, mas em formas que possam ser reciclados, reutilizados ou recuperados. A partir do momento em que temos de desenvolver tecnologias amigas do ambiente… esta competência está no CESAM e, por isso, temos de fazer esta avaliação”.

Com organização de Maria Pavlaki (CESAM/DBio), Manuel Coimbra (LAQV-REQUIMTE DQ) e Roberto Martins (CESAM/DBio), o workshop realizou-se no âmbito do projeto Horizon MSCA SAFERCOAT e da visita do professor Tomas Rousar, da Universidade de Pardubice na República Checa.

A organização do workshop destaca como principais outputs do projeto:

  • Identificação de desafios técnico-científicos para aplicações como revestimentos de elevada performance, tratamento customizado de doenças, sistemas de libertação controlada de fármacos, ou outras moléculas que sejam simultaneamente seguros para o ambiente e para o Homem.
  • Preconização uma abordagem trans- e multidisciplinar nas fases iniciais para entender a relação entre estrutura química, performance e impactos ambientais e na saúde pública.
  • Avaliação dos efeitos (eco)toxicológicos dos produtos desenvolvidos pelas universidades e empresas para garantir a segurança ambiental e para a saúde humana, antes de entrarem no mercado.
  • Reforço dos instrumentos para financiamento de atividades científicas mais aplicadas de alto-valor acrescentado, mas também da ciência fundamental
  • Identificação de desafios e oportunidades na transferência de conhecimento para a indústria, com destaque para a importância de uma comunicação eficaz e clara sobre a perigosidade dos produtos ao grande público.