17 investigadores CESAM destacados no relatório anual do grupo editorial Elsevier

De acordo com um estudo recentemente divulgado, realizado pela Universidade de Stanford em parceria com o grupo editorial Elsevier, o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) marcou presença com 17 dos seus investigadores entre os mais influentes do mundo em 2022. Este estudo, realizado anualmente, avaliou um extenso conjunto de cerca de 210 mil investigadores na categoria de “investigadores de maior impacto no ano de 2022” e 205 mil investigadores na categoria de “mais influentes e com maior impacto em toda a sua carreira”.

Entre este notável grupo, o CESAM conta com os seguintes membros: Adelaide Almeida, Alisa Rudnitskaya, Amadeu M. Soares, Ana L. Patrício Silva, Armando C. Duarte, Artur Alves, Bruno Nunes, Célia A. Alves, Celine Justino, David Carvalho, João Pinto da Costa, Maria do Rosário Domingues, Miguel Oliveira, Mónica J.B. Amorim, Ricardo Calado, Rosa Freitas, Teresa Rocha Santos.

O reconhecimento destes investigadores do CESAM destaca o impacto das suas contribuições científicas no cenário internacional. O Coordenador do CESAM, professor Amadeu Soares, faz notar que “esta é mais uma metodologia que realça a qualidade do CESAM. Com outros parâmetros de análise, como por exemplo o impacto do CESAM nas políticas públicas, nacionais ou comunitárias, com certeza apareceriam outros investigadores CESAM. Pelo que estamos todos de parabéns!”

O estudo, intitulado “Elsevier Data Repository”, tem como objetivo fundamental a normalização de indicadores relacionados aos investigadores mais citados. Essa normalização é crucial, uma vez que padroniza dados referentes a citações para cada autor. Alguns dos parâmetros utilizados neste este estudo incluem o índice ‘h’, que quantifica a produtividade e o impacto do autor com base nos artigos mais citados; o índice ‘hm’, ajustado por coautoria, que quantifica a contagem fracionada dos artigos mais citados; as citações de artigos em diferentes posições de autoria; e, por fim, o indicador composto (c-score), cujo principal objetivo é promover medidas de combate à autocitação.