2 ª Reunião do Projeto COASTAL

A 2ª reunião do Projeto COASTAL, “Sensores Microfluídicos para a Detecção Rápida de Toxinas Marinhas em Aquacultura Sustentável”, realizou-se em Oslo nos passados dias 14 e 15 de setembro, com o objetivo de avaliar a execução das tarefas programadas. Nesta reunião, participaram os especialistas na área da eletroquímica, química analítica e do fabrico de micro e nanobiossensores das entidades. SINTEF, Faculdade de Veterinária (FV) da Universidade da Noruega, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro e Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Registaram-se avanços no desenvolvimento do design, produção, montagem e testagem dos primeiros protótipos da célula microfluídica para deteção de PST (Paralytic shellfish toxins), nomeadamente com sensores e biossensores capazes de detetar 5 análogos PST em amostras de bivalves. Dois conjuntos de sensores químicos e biossensores foram selecionados de acordo com os perfis dos PST predominantes nas costas de Portugal e da Noruega, e a sua performance demonstrou-se promissora.

Durante a reunião foram ainda efetuadas visitas técnicas ao SINTEF sobre a fabricação dos protótipos e à FV sobre a a utilização de metodologias de referência para a monitorização de análogos PST, estabelecidas as próximas etapas e discutidos os potenciais desenvolvimentos futuros.

Para saber mais sobre o Projeto COASTAL: COASTAL PROJECT – MiCrofluidic sensOrs for rApid detection of marine toxins in SusTainable AquacuLture (wordpress.com)

Acompanhe o projeto nas redes sociais: Facebook/Instagram/LinkedIn/Twitter.

Texto por: “Equipa do Projeto Coastal”