DESTAQUES

Documentário com marca CESAM: estreia Internacional segunda-feira, dia 18 de julho, às 22:45h na RTP 1

O CESAM associou-se à Play Solutions Audiovisuais para a produção de um de mais um documentário para a RTP: “ECOMARE. Investigação e salvamento de espécies marinhas”. Deixar para as próximas gerações um oceano mais limpo e pleno de biodiversidade é a missão do ECOMARE, do CESAM e da UNIVERSIDADE DE AVEIRO. Nos seus cinco anos de existência deram entrada no ECOMARE quase 2 milhares de animais, dos quais metade foram tratados com sucesso e devolvidos à natureza. O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro é parceiro científico deste documentário,...

ver mais

AVISOS


NOTíCIAS

  • Exposição de fotografia para celebrar a biodiversidade

    A Galeria de Exposições do Auditório Mestre Hélder Castanheira (Livraria), na Universidade de Aveiro, acolhe as fotografias submetidas ao concurso de fotografia que aconteceu para assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica, promovido pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro. A exposição, de entrada gratuita, estará patente ao público de 4 a 22 de julho. As fotografias expostas foram submetidas ao concurso de fotografia, dirigido ao público em geral, que decorreu até ao dia 11 de maio, promovido pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, para assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica.   As fotografias abrangem a temática da biodiversidade, retratando o património natural, designadamente ecossistemas terrestres e marinhos, habitats, espécies de fauna e flora selvagem, sensibilizando a comunidade para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, bem como para o respeito para com todas as espécies.  Concurso de fotografia para assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica  Foram apresentadas 80 fotografias a concurso, 13 à categoria A (igual ou inferior a 12 anos) e 67 à Categoria B (maiores de 12 e menores de 18 anos, e adultos).   O júri, constituído pelos membros do CESAM: Amadeu Soares, Isabel Lopes, Nelson Abrantes, Joaquim Pedro Ferreira, e por um membro dos Serviços de Comunicação e Imagem da Universidade de Aveiro: Hélder Bernardo, avaliou em prova cega e distinguiu os seguintes trabalhos:  Categoria A 1º prémio: Fragilidade natural, Paulo Sérgio Pinto  2º prémio: Rabirruivo-comum, Berta Correia  3º prémio: Albatroz-de-sobrancelha volta a casa através do nevoeiro, Francesco Ventura   Menções honrosas Papagaio-do-mar, Filipe Martinho  Serendipidade, Sofia Morgado  Dás-me boleia?, Ana Hilário  Categoria B 1º prémio: A Leve Folha, Miguel Monteiro Pimenta  2º prémio: Flores ao pôr do sol, Maria Carolina Carvalho Antunes  3º prémio: Escondido da natureza, Maria Beatriz Nobre Ramos da Fonseca   Menções honrosas Ladybug's protective power, Beatriz de Nogueira Carvalho  A prateleira do duende da floresta, Tomás Domingues Baptista  A cerimónia de entrega de prémios aconteceu no Dia Internacional da Diversidade Biológica, a 22 de maio, no Departamento de Ambiente e Ordenamento, da Universidade de Aveiro.

  • O que vive na lama? Um Safari na Ria de Aveiro

    Mais de seis dezenas de jovens, dos 3 aos 10 anos e alunos do Centro Escolar de Vale de Ílhavo, visitaram os espraiados de maré – a zona de entre-marés – da região de Aveiro. A atividade, que decorreu a 27 de junho, teve como objetivo sensibilizar para os tesouros naturais deste ecossistema e para a sua vulnerabilidade. Em particular, a atividade, liderada por uma equipa do CESAM da Universidade de Aveiro, pretendeu despertar o interesse pelas ciências naturais nas crianças. Leia mais aqui.

  • Ciclo de cafés de Ciência com Teresa Rocha-Santos

    No dia 28 de junho, às 15h00, Teresa Rocha-Santos irá estar no zoom para mais uma sessão do ciclo de cafés de ciência, promovido pela Fábrica Centro Ciência Viva, dedicado ao tema: poluição por plásticos de macro a nano. Zoom

  • CESAM marca presença na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

    De 27 de junho a 1 de julho, Lisboa acolhe a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. A conferência pretende incentivar a comunidade internacional a encontrar soluções para a gestão sustentável dos oceanos, reunindo mais de 7000 pessoas, entre cientistas, políticos, organizações, empresas e ativistas. O declínio da saúde dos oceanos e a necessidade premente de reverter este processo, incluindo o combate à acidificação da água, poluição, pesca ilegal e perda de habitats e biodiversidade estão na ordem do dia. O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar está presente no evento satélite One Sustainable Ocean | Ocean Science & Business2Sea. Este evento gratuito foca o futuro do oceano, sustentabilidade, economia circular e inovação, e encontra-se alinhado com o objetivo 14 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável: Vida na água. O One Sustainable Ocean | Ocean Science & Business2Sea pode ser visitado, das 8h30 às 18h00, no Pavilhão de Portugal.

Financiamento do CESAM: UIDP/50017/2020 + UIDB/50017/2020 + LA/P/0094/2020