
As pradarias de ervas marinhas fornecem importantes serviços de ecossistema em benefício da biodiversidade, da saúde humana e do clima, nomeadamente maior diversidade de flora e fauna, regulação de inundações, estabilização de sedimentos e sequestro de carbono. Assim, os esforços de conservação e restauro das ervas marinhas estão no centro das atenções, visando reverter o declínio global destes ecossistemas.
No entanto, o potencial uso da recolonização com ervas marinhas para a reabilitação de áreas degradadas, nomeadamente para fitorremediação e/ou fitostabilização de locais contaminados, não foi ainda explorado. Numa visão global dos resultados obtidos nos projetos RemediGrass e ReMoliço, o investigador João Pedro Coelho (CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e Universidade de Aveiro) falará sobre os benefícios e desafios desta inovadora solução baseada na Natureza para o restauro de ecossistemas.
Reserve já o seu lugar para o VIII BioFÓRUM, no dia 19 de outubro, em Albergaria-a-Velha! As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do formulário: https://forms.gle/zfQqRV9d1GCwmmmV9
O VIII BioFórum é organizado pela Associação BioLiving, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha, no âmbito do programa CIRA Natura, apoiado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro através do PAPERA 2024.