A-AAGORA dinamiza atividade no ECOMARE para sensibilizar alunos para a redução do lixo marinho

No dia 30 de outubro, 65 alunos do 6º ano do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe realizaram uma visita ao ECOMARE, um centro de investigação e preservação dos ecossistemas marinhos da Universidade de Aveiro. A atividade fez parte do demonstrador português (DEMO-PT) do projeto A-AAGORA, para promover a literacia do oceano e contribuir para a solução de redução do lixo marinho.

Durante a visita, os estudantes participaram de uma oficina de arte com o artista Bruno Costa, que cria obras utilizando lixo recolhido nas praias. Sob a sua orientação, os alunos produziram peças artísticas com resíduos marinhos, enquanto aprendiam sobre o impacto do lixo nos ecossistemas e a importância da reciclagem e redução do plástico no consumo.

Além disso, os alunos visitaram as instalações do ECOMARE, onde conheceram a investigação realizada com diversas espécies e ouviram histórias de animais resgatados e em recuperação. A visita e as atividades interativas permitiram que os estudantes desenvolvessem uma compreensão mais profunda dos problemas ambientais e do papel de cada um na preservação dos mares.