As investigadoras do CESAM/DBIO, Ana Hilário e Patrícia Esquete, em colaboração com os membros da rede global de especialistas DOSI (Deep Ocean Stewardship Initiative), elaboraram um novo “policy brief”. Este documento será apresentado durante, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, COP28, que terá início na próxima semana no Dubai.
O documento, intitulado “Incorporating Deep-Ocean Biodiversity into Climate Change Policy” destaca a importância da biodiversidade no oceano profundo para a estabilidade climática, salientando os impactos negativos da interferência humana nestes ecossistemas e defende a importância de integrar a proteção da biodiversidade do oceano profundo nas políticas da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change).
A DOSI é uma rede global que reúne especialistas nas áreas de ciência, tecnologia, política, direito e economia, proporcionando aconselhamento sobre a gestão baseada em ecossistemas no oceano profundo e estratégias para preservar a integridade destes ecossistemas dentro e fora das fronteiras nacionais.
A COP28 está agendada para os dias 30 de novembro a 12 de dezembro nos Emirados Árabes Unidos. Estas conferências têm como objetivo principal a negociação de políticas entre os governos para limitar o aumento da temperatura global e adaptar-se aos impactos associados às alterações climáticas. A COP28 será um momento crucial para avaliar o progresso global no âmbito do Acordo de Paris, mobilizando ação coletiva para limitar o aumento da temperatura global e adaptar-se aos efeitos já existentes das mudanças climáticas.