Artigo da tese de doutoramento do aluno do CESAM Camilo Carneiro destacado na capa de revista científica

A subespécie Islandesa de Maçarico-galego (Numenius phaeopus islandicus), ave limícola migradora de longa distância e foco de estudo do doutoramento de Camilo Carneiro desde 2015, foi selecionada para ilustrar a capa do número de Janeiro de 2019 da revista científica Journal of Avian Biology, destacando o artigo intitulado “Faster migration in autumn than in spring: seasonal migration patterns and non?breeding distribution of Icelandic whimbrels Numenius phaeopus islandicus”. Esta revista, publicada pela Sociedade Nórdica Oikos, divulga investigação ornitológica e está classificada em segundo lugar na área (Ornitologia; factor de impacto = 2.49).

Foi mostrado previamente, num artigo liderado pelo Dr. José A. Alves (membro do CESAM & dBio) publicado na revista científica Scientific Reports, que os Maçaricos-galegos da Islândia são capazes de voar sem parar entre a Islândia e o Oeste Africano no outono, mas na primavera as aves embarcam noutro voo sem paragens para os locais de reprodução ou fazem a migração em dois voos com uma paragem de alguns dias entre eles, geralmente no Reino Unido ou Irlanda. Nesta nova publicação esse conhecimento é consolidado, as rotas migratórias, locais de invernada e de paragem durante a migração são mapeados, as diferenças sazonais de duração e velocidade de migração são avaliadas e as potenciais causas desses padrões são discutidas. A data de chegada das aves aos locais de reprodução pode influenciar o sucesso reprodutor subsequente, particularmente a latitudes elevadas, como na Islândia. Por essa razão, a maioria das aves migradoras sazonais migram mais rápido na primavera (antes da reprodução) do que no outono (depois da reprodução). No entanto, no caso dos Maçaricos-galegos da Islândia o padrão é o inverso, em que os indivíduos migram mais rápido no outono do que na primavera. A variação sazonal na prevalência dos ventos pode explicar as diferenças observadas neste estudo e a paragem durante a migração primaveril pode permitir aos indivíduos avaliar as condições atmosféricas mais próximo dos locais de reprodução e/ou aumentar a sua condição corporal de forma a chegar a essas áreas com reservas de energia.

Desvendar efeitos de carry-over e trade-offs no ciclo anual dos Maçaricos-galegos da subespécie islandesa num cenário de alterações globais é um foco da tese de doutoramento do Camilo, aluno no programa doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais na Universidade de Aveiro (CESAM/DBIO).

O artigo completo aqui: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jav.01938