14/12/11
O artigo intitulado “Physical oceanography of the western Iberian ecosystem: Latest views and challenges” publicado na prestigiada revista “Progress In Oceanography” em 2007 consta na recente lista dos artigos mais citados elaborada pela própria revista, que é uma das mais referenciadas na área da Oceanografia.
Este artigo apresenta o estado da arte do regime do ecossistema Ibérico de afloramento, apresentando-se e discutindo-se, de forma crítica, grande parte da informação científica disponível até à data, bem como os desafios para a investigação nesta área durante os próximos anos.
O trabalho aborda a problemática relacionada com a circulação na plataforma continental interna, que envolve a plumas de água pouco salinas, provenientes dos rios da região, e os fenómenos de maré. Paralelamente, também se apresentam resultados da corrente em direcção ao norte durante o inverno, nomeadamente os fenómenos de meso-escala associados, a circulação de verão, e respetivo fenómeno de afloramento costeiro, e a interação entre a circulação de grande escala e a margem continental.
A excelência científica do trabalho em causa resulta do esforço conjunto de investigadores das principais instituições Portuguesas e da Galiza que se dedicam à área de oceanografia física: a Universidade de Aveiro e o CESAM, representados pelos investigadores Jesús Dubert e Álvaro Peliz, as Universidades do Algarve e Lisboa, o INIAP/IPIMAR e o CSIC de Vigo.