Biochar em solos agrícolas portugueses

27/06/13
Frank Verheijen e Ana Catarina Bastos coordenam uma iniciativa conjunta, inovadora e interdisciplinar entre as equipas de Jacob Keizer e de Susana Loureiro. Os investigadores contam ainda com a experiência e conhecimento complementares de outros colegas do CESAM. Em colaboração com os projetos VITAQUA e CLIMAFUN (financiados pela FCT e Programa FEDER-COMPETE), a equipa do CESAM iniciou o primeiro trabalho prático envolvendo a incorporação de biochar em solos agrícolas portugueses.

O biochar tem revelado potencial para melhorar a produtividade de solos agrícolas e simultanemente sequestrar carbono, contribuindo assim para a adaptação e mitigação das alterações climáticas. Na Região vitivinícola da Bairrada, Frank Verheijen e Jacob Keizer estão a avaliar a viabilidade de utilizar o biochar em vinhedos, para melhorar a infiltração e retenção de água no solo, essenciais no combate ao stress hídrico e erosão. Este estudo conta com a monitorização dos processos hidrológicos do solo e do stress hídrico nas vinhas, ao lado da equipa de Glória Pinto. No entanto, torna-se necessário garantir que não são comprometidos a qualidade e funcionamento do solo pela adição do biochar. Nesse sentido, o trabalho desenvolvido pela equipa de investigação da Ana Catarina Bastos e Susana Loureiro foca-se na seleção, adaptação e otimização de testes ecotoxicológicos utilizando espécies modelo, para a avaliação do risco ecológico do biochar, assim como do seu potential uso em processos de remediação, em ecossistemas terrestres e aquáticos.

O enorme interesse do público geral neste assunto é demonstrada pela publicação de uma notícia com estes investigadores no jornal EXPRESSO (edição de 22/06/13).