CESAM celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente com evento público 

No passado dia 5 de junho de 2023 celebrou-se o Dia Mundial do Ambiente, num ano que marca também o 50º aniversário do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), o organismo responsável pela celebração anual desta data.  A criação deste organismo em 1973 ocorreu um ano depois da primeira conferência mundial sobre o meio ambiente, a ‘Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano’. Tendo reunido 122 países, esta conferência marcou a primeira vez que o meio ambiente se tornou uma questão verdadeiramente global.  

Ao longo dos anos, a celebração desta data tem aproximado organizações da sociedade civil, academia, indústria e poder político, transformando-se numa das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Em 2023, a celebração deste dia focou-se na temática da poluição por plásticos, sob o lema “Combater a poluição por plásticos”, tendo como países anfitriões, a Républica da Costa do Marfim e os Países Baixos.  

O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro (UA) participou nesta celebração com um evento público que contou com a inauguração de uma exposição fotográfica e um conjunto de oradores que abordaram a construção de parcerias para um futuro sustentável. Este evento decorreu entre as 10:30 e as 13:00 no Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro. 

Pelas 11:00, foi inaugurada a exposição fotográfica “Bichos de cá, Bichos de lá”, com intervenções de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, José Luis Cordeiro, Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz (Brasil) e Amadeu Soares, Coordenador Científico do CESAM. 

A exposição fotográfica “Bichos de cá, Bichos de lá” resulta de uma parceria CESAM-UA (Portugal), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Brasil) e Associação Osuwela (Moçambique), estando patente e disponível a todos os interessados até ao dia 30 de junho de 2023, no átrio do Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro. 

Esta exposição consiste numa apresentação com 41 painéis, que abordam conceitos, comportamentos e aspetos de conservação com exemplos de espécies de fauna de Portugal, Brasil e Moçambique. Onde o visitante poderá observar como a natureza une estes três países e fala uma só língua, através das semelhanças nas funções desempenhadas pelas diferentes espécies nestes países.  

Parcerias para um futuro sustentável 

Como refere a UNEP “o rápido crescimento dos níveis de poluição por plásticos representa uma séria ameaça global, impactando negativamente as dimensões ambiental, social e económica do desenvolvimento sustentável. Mantendo-se o rumo atual, a quantidade de resíduos plásticos que vão entrar nos ecossistemas aquáticos pode quase triplicar: de entre 9 a 14 milhões de toneladas por ano em 2016, para entre 27 a 37 milhões de toneladas por ano em 2040”. 

Nesse âmbito, a sessão comemorativa, sob o tema “Parcerias para um Futuro Sustentável”, incluiu ainda uma palestra diretamente relacionada com a problemática da poluição por plásticos, e apresentou um conjunto de convidados que abordaram as possíveis parcerias estratégicas, atuais e futuras, bem como as oportunidades e mecanismos para as estabelecer e/ ou reforçar (e.g. missões da União Europeia). 

Foram oradores: Jorge Ferrão, Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique; Maria de Jesus Fernandes, Bastonária da Ordem dos Biólogos; Márcia Chame, Investigadora, Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre, Presidência da Fundação Oswaldo Cruz, Brasil; Teresa Rocha Santos, Investigadora, CESAM/DQ, Univ. de Aveiro; Teresa Pinto Correia, “Missões Solos” da UE, Professora Catedrática, MED-CHANGE, Univ. de Évora; Helena Vieira, “Missões Oceano e Águas” da EU, investigadora CESAM/DAO, Univ. de Aveiro; Mariana Alves, Codiretora do programa “Cartas com ciência” e investigadora CIDTFF, Univ. de Aveiro. 

Para recordar o programa do evento pode consultar aqui e alguns dos seus momentos mais significativos (registados nas redes sociais) pode aqui: Twitter 1 / Twitter 2 / Twitter 3 

Pode ainda ler aqui a entrevista com dois investigadores do CESAM, cujo trabalho está relacionado com a temática da poluição por plásticos.