CESAM participa no evento organizado pelo Ministério do Mar sobre a Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável

O Ministério do Mar, a Academia das Ciências de Lisboa e o Comité Português para a COI (Comissão Oceanográfica Intergovernamental)/UNESCO estão a organizar uma sessão dedicada à UN Decade of Ocean Science for Sustainable Development: From challenges to actions, a decorrer no dia 14 de fevereiro de 2020 na Academia das Ciências de Lisboa. O programa contempla a participação de especialistas que irão apresentar e debater o modo como a Ciência Oceânica pode contribuir para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O evento contará com a presença do Sr Ministro do Mar, Dr. Ricardo Serrão Santos e do Sr Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dr. Manuel Heitor. O Prof. Luis Menezes Pinheiro, Presidente do Comité Português para o COI/UNESCO e investigador do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Universidade de Aveiro, irá partilhar a sessão de abertura com o Sr Ministro do Mar e será o moderador do painel denominado The UN Decade of Ocean Science for Sustainable Development. A Doutora Ana Hilário, investigadora do CESAM, com reconhecido currículo nos ecossistemas do Mar profundo será oradora no na mesa redonda Ocean observation and protection measures.

O programa completo do evento pode ser obtido aqui. Esta sessão será do interesse de todos incluindo investigadores em início de carreira e alunos de pós-graduação. A sessão é aberta, mas necessita de confirmação de presença para o email: eventos@dgpm.mm.gov.pt.

A Década foi declarada pelas Nações Unidas e será realizada de 2021 a 2030 com o objetivo de construir uma estrutura comum para garantir que as ciências do oceano possam apoiar plenamente os países na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Década será uma oportunidade única para se criar um novo apoio para fortalecer a gestão dos nossos oceanos e zonas costeiras em benefício da humanidade recorrendo à interface ciência–política. A Década pretende ainda fortalecer a cooperação internacional essencial para o desenvolvimento de investigação científica e tecnológica inovadoras capazes de estabelecer ligações entre a ciência oceânica e as necessidades da sociedade. Assim, a Década exigirá o envolvimento das partes interessadas para criar novas ideias, soluções, parcerias e aplicações, incluindo cientistas, governos, académicos, políticos, empresas, indústria e sociedade civil.

Mais informações sobre a Década aqui.