Cláudia Mieiro, investigadora do CESAM/DBio, participou no programa “90 segundos de ciência” da Antena 1, onde abordou o impacto das nanopartículas de dióxido de titânio e prata na reprodução de organismos marinhos. Durante a sua participação, a investigadora revelou que esses dois compostos são frequentemente encontrados em produtos como cosméticos e protetores solares, podendo ter implicações na saúde humana, bem como consequências ambientais.
Os estudos em que participou no âmbito do projeto “NanoReproTox: Desvendando os impactos ecológicos da toxicidade de nanopartículas na reprodução de organismos marinhos,” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), destacam os efeitos dessas nanopartículas em duas espécies, a dourada e a ostra do Pacífico, devido à sua relevância ecológica e económica. Os resultados deste estudo indicam que as nanopartículas têm um efeito moderado na reprodução desses organismos, com variações notáveis entre as duas espécies.
Enquanto na dourada não foram observadas alterações no desempenho dos espermatozoides, no caso da ostra do Pacífico, que parece ser mais suscetível a essas nanopartículas, foi constatado que o dióxido de titânio afeta a integridade do DNA dos espermatozoides da ostra, e a prata reduz a sua mobilidade.
Para ouvir o programa completo, aceda aqui.