Bolsas de pós-graduação no estrangeiro financiadas pela Fundação “La Caixa”

05/02/2025

Data limite: 05 fevereiro de 2025

A Fundação “La Caixa” propõe-se a financiar 100 bolsas para a realização de estudos de pós-graduação (pré-doutoramento) em universidades de qualquer país da Europa, América do Norte e da região Ásia-Pacífico. São aceites candidaturas em todas as áreas científicas e apenas são elegíveis candidatos espanhóis e portugueses que tenham realizado os seus estudos de licenciatura em Espanha e Portugal, respetivamente.

Duração

As bolsas serão atribuídas por um ano académico, que em caso algum poderá ser inferior a 9 meses, e poderão ser prorrogadas por um segundo ano académico, até um máximo de 24 meses.

Elegibilidade

As bolsas destinam-se a estudos de mestrado ou doutoramento, que devem ter início com a bolsa. São igualmente aceites estadias para investigação, desde que os candidatos não possuam o grau de doutor.

Podem candidatar-se à bolsa, indivíduos que tenham obtido a licenciatura entre janeiro de 2016 e julho de 2025, desde que esta tenha sido atribuída por uma universidade espanhola (candidatos/as espanhóis) ou portuguesa (candidatos/as portugueses). Os/As candidatos/as que tenham concluído uma licenciatura no estrangeiro antes do início da bolsa não são elegíveis.

Os/As candidatos/as devem demonstrar proficiência em, pelo menos, uma língua estrangeira comprovada através da apresentação de certificados oficiais de competência linguística especificados no anúncio do concurso. Em nenhuma circunstância será aceite qualquer outro certificado, apesar de ser emitido pelas mesmas organizações e/ou acreditar a equivalência com qualquer um dos níveis aceites.

Financiamento

A bolsa cobre os seguintes custos:

  • Propinas da universidade, sem limite de montante;
  • Subsídio mensal que varia consoante o país de acolhimento;
  • Montante inicial equivalente a um subsídio mensal, consoante o país de acolhimento, para despesas de instalação, participação em congressos e seminários;
  • Despesas de deslocação;
  • Montante final de 250 € para despesas relacionadas com a atribuição do diploma, a acreditação das notas recebidas e outras despesas administrativas que possam resultar da conclusão dos estudos para os quais a bolsa foi atribuída;
  • Até cinco taxas de candidatura às universidades de acolhimento;
  • Taxa de emissão de visto de estudante, se exigido pelo país de acolhimento;
  • Reuniões prévias ao início da bolsa;
  • Seguro de saúde e de acidentes.

Como concorrer

A candidatura deve ser preenchida inteiramente em inglês.

Utilizando a plataforma de candidatura, os/as candidatos/as devem cumprir as formalidades necessárias para obter, antes do termo do prazo de candidatura, pelo menos três cartas de referência de professores/as universitários/as ou de outras pessoas relevantes para o percurso académico ou profissional.

Os/As candidatos/as cujas candidaturas tenham passado a fase de pré-seleção serão convocados/as para uma entrevista perante uma Comissão Multidisciplinar, composta por professores/as e investigadores/as com vasta experiência em processos de seleção por avaliação interpares. Os/As candidatos/as que passarem a fase de pré-seleção e não obtiverem uma bolsa poderão ser elegíveis para um empréstimo em condições favoráveis. Para o efeito, será criado um processo específico de acesso ao financiamento.

O guia de candidatura e os documentos de apoio do processo de avaliação estão disponíveis aqui.