Concurso aberto para projetos de I&D liderados por PMEs

14/03/2024

A rede internacional EUREKA, através do programa de financiamento EUROSTARS, tem aberto um concurso para financiar projetos internacionais de I&D liderados por PMEs em cooperação com grandes empresas, universidades, centros de investigação e outros. Não há financiamento máximo para este concurso, sendo a duração máxima do projeto igual a 36 meses.

Prazo: 14 de março 2024

O Eurostars é um programa que apoia PMEs inovadoras e parceiros de projeto (grandes empresas, universidades, organizações de pesquisa e outros tipos de organizações) através do financiamento de projetos internacionais colaborativos de I&D. Os beneficiários podem ter acesso a financiamento público para projetos internacionais em todas as áreas. Uma candidatura bem-sucedida inclui a colaboração internacional, partilha de experiência e desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços que possam ser facilmente chegar ao mercado.

O financiamento português é feito através da Agência Nacional de Inovação (ANI), que financia custos para universidades e centros de pesquisa participantes no programa Eurostars. A ANI cobre 85% dos custos do projeto para estes beneficiários, desde que as empresas não estejam a receber auxílios de estado indiretos. Para investimentos localizados na NUT II Lisboa, a taxa máxima de co-financiamento é de 40% dos custos elegíveis.

Para ser elegível para este programa:

– As universidades e organizações de pesquisa portuguesas devem ter uma PME portuguesa ou empresa de média capitalização no consórcio.

– O consórcio tem de ser liderado por uma PME inovadora de um país Eurostars;

– O consórcio tem de ser composto por, pelo menos, duas entidades independentes entre si;

– O consórcio tem de ser composto por entidades de, pelo menos, dois países Eurostars, com pelo menos uma organização de um País Associado à UE ou ao Horizonte Europa;

– O orçamento das PMEs dos países participantes (excluindo qualquer subcontratação) deve representar 50% ou mais do custo total do projeto;

– Nenhum participante ou país único pode ser responsável por mais de 70% do orçamento do projeto.

– O projeto tem de ter um enfoque exclusivo em aplicações civis.

– O projeto deve enquadrar-se nas áreas prioritárias da Estratégia Nacional ou Regional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente.

Informações gerais podem ser encontradas aqui (Eureka) e informações nacionais estão disponíveis aqui (ANI).

Existirá um concurso semelhante aberto entre 12 de julho e 12 de setembro! Se esta não for a altura certa para concorrer, pode preparar-se para o próximo concurso.