Está aberto o concurso FCT para atribuir bolsas a quem pretende obter o grau académico de doutor em todos os domínios científicos, na linha geral e em Ambiente Não Académico. Nesta edição vai haver reforço de financiamento de planos de trabalho com entidades não académicas, sendo expectável que sejam atribuídas 450 bolsas nesta linha e 1500 bolsas na linha geral.
Data para submissão de candidaturas: 18 de março a 18 de abril 2024
As Bolsas de Investigação para Doutoramento destinam-se a candidatos inscritos, ou que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem, num ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção desse grau. A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de meses solicitado em candidatura, não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos, nem superior a 48 meses.
Linha de candidatura geral
As atividades de investigação submetidas nesta linha de candidatura desenvolvem-se maioritariamente em ambiente académico. O plano de trabalhos pode prever a permanência até 6 meses em instituições não académicas.
Linha de candidatura específica em ambiente não académico
As atividades de investigação submetidas nesta linha de candidaturas desenvolvem-se maioritariamente em ambiente não académico, ou seja, as entidades não académicas devem acolher os/as bolseiros/as durante uma parte considerável do trabalho conducente à obtenção do grau de doutor.
Os/As candidatos/as na linha específica em ambiente não académico podem consultar as oportunidades de acolhimento em entidades não académicas na lista de instituições que manifestaram interesse (em atualização permanente) e interagir diretamente com o ponto de contacto de cada instituição, com vista à preparação do plano de trabalhos da candidatura. Podem também ser apresentadas candidaturas que integrem outras entidades elegíveis que não constem desta lista.
Bolsas mistas
Bolsas exclusivas apenas da linha de candidaturas geral. Neste caso, deve haver um período do plano de trabalhos a decorrer numa instituição estrangeira até 24 meses. Nas candidaturas a bolsas mistas avaliação terá em consideração a demonstração da inexistência da competência científica específica em Portugal, pelo que este aspeto deve ser claramente justificado na proposta.
Submissão e material de apoio
A submissão é feita através da plataforma myFCT. Se está a pensar concorrer, é indispensável a leitura do aviso de abertura onde constam todas as condições de elegibilidade, bem como os restantes documentos de apoio fornecidos pela FCT associados às candidaturas na linha geral ou em ambiente não académico.