![](https://www.cesam-la.pt/wp-content/uploads/2024/07/logo1.jpg)
A Agência Europeia do Ambiente (AEA) está a elaborar uma lista de especialistas para apoiar a realização de trabalhos preparatórios de apoio às atividades da AEA, com especial incidência nas áreas relacionadas com o uso de recursos, economia circular e resíduos, saúde e ambiente, oceanos e economia azul sustentável, biodiversidade, clima e transições sustentáveis. Os/As especialistas selecionados serão remunerados.
Data limite: 10 de fevereiro 2027
O objetivo da AEA é garantir que os decisores políticos, bem como a sociedade, sejam mantidos informados sobre o estado e as perspetivas do ambiente, fornecendo informações atempadas, específicas, relevantes e fidedignas. O objetivo é ajudar a União Europeia em melhorar o ambiente e contribuir para uma Europa sustentável.
Os/As especialistas incluídos/as na lista resultante deste convite poderão ser solicitados para tarefas relacionadas com trabalhos temáticos específicos, como por exemplo:
- Efetuar revisão da literatura;
- Efetuar a recolha e/ou análise de dados;
- Apoiar a criação de outros produtos da AEA, incluindo briefings técnicos e artigos;
- Preparar contributos específicos ad-hoc para avaliações sistémicas;
- Prestar aconselhamento especializado sobre elementos específicos dos cadernos de encargos;
- Dar pareceres especializados sobre concursos ou propostas recebidas;
- Facilitar reuniões técnicas, incluindo apoio à preparação dos materiais/participação como orador/a convidado/a
- Prestar aconselhamento especializado e apoio no desenvolvimento de material de formação e/ou dar cursos de formação como tutores/as em tópicos científicos no âmbito das competências da AEA.
Na maioria dos casos, estas tarefas de apoio serão realizadas à distância e os resultados serão entregues por via eletrónica. Em casos excecionais, a AEA pode solicitar que tarefas específicas sejam realizadas nas instalações da AEA em Copenhaga (Dinamarca), ou noutros locais mencionados no contrato.
A manifestação de interesse e quaisquer atualizações posteriores são válidas por um período máximo de 3 anos a contar da primeira publicação do convite para a manifestação de interesse.
As pessoas singulares serão remuneradas a uma taxa fixa de 450 € por dia de trabalho. O montante máximo que pode ser pago a um indivíduo durante os 3 anos de contrato é de 143 K€, incluindo remunerações e eventuais reembolsos. A fim de assegurar a rotação dos/as especialistas, serão atribuídas, no máximo, 3 missões por ano ao mesmo especialista.
A experiência profissional e as competências necessárias para esta função incluem:
- Pelo menos 3 anos de experiência profissional comprovada após a obtenção do grau em pelo menos uma das áreas científicas referidas;
- Experiência nas áreas científicas, comprovada pelo facto de ser o/a primeiro/a autor/a de, pelo menos, 2 relatórios e/ou 2 publicações em revistas/revistas científicas/técnicas com revisão por pares, realizadas nos últimos 5 anos (à data de candidatura);
- Excelente capacidade de comunicar de forma clara e eficaz em inglês, tanto falado como escrito, comprovada por ter redigido pelo menos 2 relatórios ou publicações em inglês; ou por um certificado que comprove pelo menos o nível C.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas; ou por ter trabalhado durante pelo menos 2 anos num ambiente de trabalho em que a língua de trabalho quotidiana para reuniões e comunicações é o inglês.
Consulte informações adicionais aqui.