Deriva Litoral – o impacto da erosão costeira em Portugal

26/07/2016

Documentário co-produzido pela Fábrica Centro Ciência Viva e pela UA apresentado no Festival Internacional de Cinema de Avanca 2016

“Deriva Litoral – o impacto da erosão costeira em Portugal”, um documentário longa-metragem co-produzido e realizado pela Fábrica Centro Ciência Viva e pela Universidade de Aveiro, será apresentado em estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Avanca, que decorre entre 27 e 31 julho. A estreia do documentário “Deriva Litoral” está agendada para o dia 30 de julho, pelas 17h00, no Auditório Paroquial de Avanca.

Este documentário é baseado em entrevistas a investigadores da Universidade de Aveiro, reúne um vasto conjunto de imagens reais, locais e factos acompanhadas de explicações científicas. Trata-se de uma análise dos agentes que estão na origem do problema e de um exercício de reflexão sobre soluções futuras. O filme contou com participação dos departamentos de Ambiente e Ordenamento, Engenharia Civil, Física e Geociências da Universidade de Aveiro e do Laboratório Associado Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – CESAM.

A produção iniciou-se a partir do inverno de 2013-2014, quando a costa portuguesa foi fustigada por fortes tempestades e agitação marítima prolongadas. As zonas costeiras foram notícia pelas piores razões e, nos últimos anos, tem-se verificado em Portugal um avanço progressivo do mar, pondo em causa a segurança de pessoas e bens — as praias portuguesas estão a perder areias! Por vários factores. E a informação que nos chega parecia não ser suficiente para a compreensão de todos estes fenómenos. Torná-la melhor e acessível a todos tronou-se fundamental, numa altura em que a comunidade científica debate os problemas da erosão e as suas causas. 

Mais informação em: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=47357