A 11 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, este ano subordinado ao tema: Equidade, Diversidade e Inclusão: a Água une-nos. O CESAM assinala esta data com um vídeo contendo o testemunho de investigadoras das várias áreas de investigação do CESAM.
No Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, instituído pela ONU,relembramos a importância de continuar a promover o acesso pleno e igualitário das mulheres e raparigas à educação, formação e atividade de investigação científica, tecnológica, de engenharia e de matemática.
A ciência e a igualdade de género são fundamentais para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável. No entanto, as mulheres e as raparigas continuam a ser excluídas da participação na ciência. De acordo com informação da ONU, um estudo conduzido em 14 países concluiu que a probabilidade de as mulheres obterem o grau de licenciatura, mestrado e doutoramento em áreas relacionadas com a ciência é de 18%, 8% e 2%, respetivamente; enquanto as percentagens masculinas são de 37%, 18% e 6%.
As mulheres são agentes de mudança! Conseguimos imaginar o mundo sem o contributo para a ciência da Marie Curie ou da Jane Goodall? Para inspirar novas gerações a optar por percursos académicos e profissionais em ciências, o CESAM realizou um vídeo com o testemunho de investigadoras nas várias áreas e etapas profissionais, que pode ser visto aqui.
É com orgulho que o CESAM contribui ativamente para a equidade entre géneros. Juntos, a cuidar do futuro.