Lançado pela European Plant Science Organization (EPSO), o Dia Internacional do Fascínio das Plantas procura despertar o entusiasmo por estes organismos e chamar a atenção para a importância da ciência das plantas.
No CESAM todos os dias celebramos a vida misteriosa e fascinante das plantas e desenvolvemos investigação para melhor perceber quem são e como funcionam estes mestres da adaptação. Os nossos projetos científicos exploram a resposta das plantas a fenómenos como a seca e o sistema imunitário de várias espécies lenhosas quando desafiadas por agentes patogénicos emergentes. O objetivo é tomar decisões de base científica que promovam a seleção, a indução de resistência e uma produção mais sustentável. As plantas defendem-se, comunicam e têm memória recorrendo a mecanismos de sinalização complexos e inovadores. As plantas têm uma vida social (e sexual) sofisticada e estão constantemente a comunicar e a interagir com outros organismos no seu ecossistema recorrendo a sistemas semelhantes à internet. Estes complexos mecanismos de resposta têm sido explorados no CESAM em equipas multidisciplinares nacionais e internacionais.
Neste dia esperamos que olhes para as plantas de uma nova forma, e que te impressiones e apaixones por estes organismos fenomenais.
Texto e imagens: Glória Pinto e Artur Alves.