Seminários “Ocean Break”

19/04/2024
12:30 - 13:30

No próximo dia 19 de abril, da 12h30 às 13h30, na sala 9.1.1 do DEMAC, decorrerá mais uma edição da série de seminários “Ocean Break”, ligados à investigação sobre o mar feita no CESAM.

Desta vez, a palestra estará a cargo de João Silva, Mestre em Biologia Marinha Aplicada, intitulada “Reprodução sexuada de Zostera noltei Hornemann na Ria de Aveiro: perspectivas para a restauração de ervas marinhas à base de sementes”.

Os tapetes de ervas marinhas são ecossistemas de extrema importância, que enfrentam um declínio global, com algumas exceções de recuperação. Na lagoa da Ria de Aveiro, onde a espécie dominante é Zostera noltei Hornemann (“sirgo”), observa-se a mesma tendência, com alguma recuperação relatada. Desde 2018 foram propostas ações de restauração, por meio de transplantes. Os métodos baseados em sementes têm recebido atenção recente, permitindo uma recuperação de habitat em maior escala, aumentando a riqueza genética e a resiliência. Antes que a restauração baseada em sementes possa ser implementada, a fenologia da floração, o armazenamento das sementes e a germinação precisam ser bem compreendidos. Por outro lado, a fotossíntese de ervas marinhas tem sido extensivamente estudada em órgãos vegetativos verdes, existindo apenas alguns relatos disponíveis sobre sementes e espatas. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo 1) pesquisar mudanças espaciais e temporais no esforço reprodutivo de Z. noltei, 2) avaliar as condições abióticas ideais de armazenamento e germinação de sementes e 3) avaliar a espata de Z. noltei e a fotossíntese de sementes através da fluorescência da clorofila a. No Ocean Break, iremos explorar os resultados deste estudo e as suas implicações, oferecendo as melhores práticas para uma restauração eficaz do habitat de Z. noltei baseada em sementes na Ria de Aveiro.