Exposição de fotografia para celebrar a biodiversidade

A Galeria de Exposições do Auditório Mestre Hélder Castanheira (Livraria), na Universidade de Aveiro, acolhe as fotografias submetidas ao concurso de fotografia que aconteceu para assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica, promovido pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro. A exposição, de entrada gratuita, estará patente ao público de 4 a 22 de julho.

As fotografias expostas foram submetidas ao concurso de fotografia, dirigido ao público em geral, que decorreu até ao dia 11 de maio, promovido pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, para assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica.  

As fotografias abrangem a temática da biodiversidade, retratando o património natural, designadamente ecossistemas terrestres e marinhos, habitats, espécies de fauna e flora selvagem, sensibilizando a comunidade para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, bem como para o respeito para com todas as espécies. 

Concurso de fotografia para assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica 

Foram apresentadas 80 fotografias a concurso, 13 à categoria A (igual ou inferior a 12 anos) e 67 à Categoria B (maiores de 12 e menores de 18 anos, e adultos).  

O júri, constituído pelos membros do CESAM: Amadeu Soares, Isabel Lopes, Nelson Abrantes, Joaquim Pedro Ferreira, e por um membro dos Serviços de Comunicação e Imagem da Universidade de Aveiro: Hélder Bernardo, avaliou em prova cega e distinguiu os seguintes trabalhos: 

Categoria A

1º prémio: Fragilidade natural, Paulo Sérgio Pinto 

2º prémio: Rabirruivo-comum, Berta Correia 

3º prémio: Albatroz-de-sobrancelha volta a casa através do nevoeiro, Francesco Ventura  

Menções honrosas

Papagaio-do-mar, Filipe Martinho 

Serendipidade, Sofia Morgado 

Dás-me boleia?, Ana Hilário 

Categoria B

1º prémio: A Leve Folha, Miguel Monteiro Pimenta 

2º prémio: Flores ao pôr do sol, Maria Carolina Carvalho Antunes 

3º prémio: Escondido da natureza, Maria Beatriz Nobre Ramos da Fonseca  

Menções honrosas

Ladybug's protective power, Beatriz de Nogueira Carvalho 

A prateleira do duende da floresta, Tomás Domingues Baptista 

A cerimónia de entrega de prémios aconteceu no Dia Internacional da Diversidade Biológica, a 22 de maio, no Departamento de Ambiente e Ordenamento, da Universidade de Aveiro.