Fátima Lopes Alves, docente do DAO/UA, foi selecionada como ‘expert’ para colaborar em estudo da Comissão Europeia sobre Áreas Marinhas Protegidas, no espaço Atlântico

Fátima Lopes Alves, docente no Departamento Ambiente e Ordenamento da UA (DAO) e investigadora no CESAM, foi convidada a integrar a equipa de ‘Experts’ no estudo da Comissão Europeia sobre ‘A Cooperação entre o Norte e Sul – a dimensão transatlântica das Áreas Marinhas Protegidas’ (Cooperation with Northern and Southern Transatlantic Dimension – Marine Protected Areas).

A Comissão Europeia criou um novo projeto para promover a cooperação entre os gestores de Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) nos países da Bacia do Atlântico. O estudo realizar-se-á durante 2 anos e pretende estimular o intercâmbio e a partilha de boas práticas de gestão, no sentido de melhorar a gestão eficaz das AMPs nas zonas costeiras e offshore do espaço Atlântico. Este projeto tem o objetivo de promover uma cooperação transatlântica mais ampla, centrada num conceito novo e abrangente de ‘atlanticismo’, que resulta da crescente importância da África e América Latina como atores-chave no espaço Atlântico. A União Europeia está fortemente empenhada em promover esta abordagem mais ampla no diálogo transatlântico, e selecionou as AMP como estudo piloto desta nova iniciativa da política ambiental europeia. O projeto irá ainda contribuir para os compromissos da UE no combate à perda de biodiversidade global, no apoio à adaptação às alterações climáticas, e responder às políticas internas da UE em matéria de ambiente, cooperação regional e dimensão marítima. O projeto irá contribuir para uma abordagem estratégica da UE (Bacia do Atlântico), nas relações entre o Norte-Sul e Sul-Sul.